Diocese de Santo André

Ação pioneira incentiva implantação do MEJ nas paróquias

Iniciativa pioneira na Diocese de Santo André, o 1º Encontro Diocesano de Formação do MEJ (Movimento Eucarístico Jovem) aconteceu na tarde de sábado (26/10), com o objetivo de apresentar a história da ramificação da juventude do Apostolado da Oração e fomentar novos grupos nas 105 paróquias do Grande ABC. O encontro ocorreu no Auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo, na Cúria Diocesana (Praça do Carmo, 36, no Centro andreense).
Oração, dinâmica em grupo, interatividade, música e um vídeo sobre o MEJ com mensagem do diretor espiritual nacional do Apostolado da Oração, padre Eliomar Ribeiro, nortearam a atividade. Participaram também o diretor espiritual diocesano do Apostolado da Oração, Pe. Vinícius Ferreira Afonso, e as coordenadoras diocesanas Maria José de Jesus e Gracia Fernandes.

Resultados práticos
Responsável pela apresentação da história do Movimento Eucarístico Jovem e das orientações para criação dos grupos nas paróquias, o representante nacional do MEJ, Tiago Santos, 27 anos, que também atua como assessor adulto do movimento na Arquidiocese de São Paulo, ressalta que a iniciativa é um ponto de partida para resultados práticos a curto e médio prazo na Diocese de Santo André. “Desse encontro esperamos que tenha uma semente que possa brotar e que brotando essa semente, possam crescer cada vez mais os grupos, tendo uma base sólida para continuar na missão, no caminho espiritual e que também tenham esse contato, tanto com a diocese quanto com a articulação do estado e articulação nacional”, projeta.

Desafios atuais
Trabalhando como auxiliar administrativo na Cúria da Arquidiocese de Botucatu e coordenadora do MEJ no estado de São Paulo, Ketlyn Murbak, 25 anos, acredita que o objetivo do mejista no mundo atual é ser um jovem diferente e que faça a diferença. “Não ser apenas aquele jovem que vive dentro das quatro paredes, mas preocupado com o que a sociedade precisa. Então é ser um jovem para o outro, a partir de uma vivência e experiencia com Cristo, o que eu posso fazer na pessoa de Cristo ao meu irmão? É um desafio como mejista”, analisa.

Próximos passos
Assessor diocesano para a juventude do Apostolado da Oração, Rafael Ferreira, 26 anos, destaca o êxito da ação pioneira na Diocese de Santo André e projeta o crescimento do MEJ nas dez regiões pastorais.”Depois dessa formação inicial, o passo seguinte é cada grupo que se interessou pela espiritualidade do movimento começar a caminhar e nós vamos acompanhá-los para adequação à proposta do MEJ, em comunhão com a coordenação regional e diocesana do apostolado e, futuramente, com as coordenações regionais e diocesanas do MEJ”, explica.

Frutos imediatos
Aniversariante do dia, Gabriel Marinho dos Santos, 18 anos, celebrou a data durante a formação do MEJ. Coordenador dos cerimoniários da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Região São Bernardo – Rudge Ramos), ele confidencia que gostou da experiência. Próximo passo é formar o grupo na igreja. “Não conhecia o MEJ, particularmente, mas achei o estilo de vida interessante, pois o jovem também necessita disso, dessa espiritualidade. E uma coisa que sempre digo: precisamos desse apoio, pois somos o futuro do Apostolado”, salienta.

Sobre o MEJ

O Movimento Eucarístico Jovem está presente em mais de 50 países. Essa ramificação juvenil do Apostolado da Oração busca ensinar a juventude a ter uma relação amorosa, amiga, de coração a coração, com Jesus. Sua espiritualidade está centrada na Eucaristia, preparando e formando jovens comprometidos no serviço aos irmãos mais necessitados., através dos pilares de sustentação: Eucaristia, Evangelho e Missão, Viver da Eucaristia, e Sacramento do Amor.
Mais informações sobre como formar um grupo do MEJ nas paróquias da Diocese de Santo André com o assessor Rafael: 98719-3324. Acompanhe o MEJ no Facebook, clique aqui!

Compartilhe:

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo