Diocese de Santo André

Dia Nacional de Combate ao Fumo alerta sobre uso do narguilé

Consumo do cachimbo oriental cresce entre os jovens; segundo dados da Organização Mundial da Saúde, uma hora de narguilé equivale a fumar 100 cigarros

Comemorado nesta quinta-feira, 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo alerta neste ano de 2019para o uso excessivo de narguilé entre os jovens. É o que reforça a campanha do INCA (Instituto Nacional de Câncer), que escolheu o tema “Tabaco ou saúde pulmonar – o uso do narguilé”, a fim de advertir a população brasileira sobre os riscos de doenças pulmonares oriundas do consumo de tabaco e de seus produtos derivados entre eles o narguilé e o cigarro eletrônico.

Este é um importante alerta já que, no ano de 2008, a Pesquisa Especial sobre Tabagismo (Petab) mostrou que o Brasil tinha, à época, quase 300 mil consumidores do cachimbo de origem oriental. Por ter virado “moda”, principalmente entre os mais jovens, a tendência é de que esses números sejam ainda maiores.

Para se ter uma ideia, uma hora de narguilé é o equivalente a fumar 100 cigarros, de acordo com número chancelado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

O narguilé possui uma característica peculiar: um único cachimbo pode ser usado por várias pessoas simultaneamente. Tal fato reforça o seu aspecto de socialização, algo muito atraente, especialmente para a juventude. Além disso, há a falsa sensação de que o narguilé, por ser usado com água, não causa mal à saúde.

Criado em 1986 pela Lei Federal 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva. A data tem como objetivo a conscientização e reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

 

Com informações do Instituto Nacional do Câncer

Compartilhe:

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo