Dia Nacional de Combate ao Fumo alerta sobre uso do narguilé

Consumo do cachimbo oriental cresce entre os jovens; segundo dados da Organização Mundial da Saúde, uma hora de narguilé equivale a fumar 100 cigarros

Comemorado nesta quinta-feira, 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo alerta neste ano de 2019para o uso excessivo de narguilé entre os jovens. É o que reforça a campanha do INCA (Instituto Nacional de Câncer), que escolheu o tema “Tabaco ou saúde pulmonar – o uso do narguilé”, a fim de advertir a população brasileira sobre os riscos de doenças pulmonares oriundas do consumo de tabaco e de seus produtos derivados entre eles o narguilé e o cigarro eletrônico.

Este é um importante alerta já que, no ano de 2008, a Pesquisa Especial sobre Tabagismo (Petab) mostrou que o Brasil tinha, à época, quase 300 mil consumidores do cachimbo de origem oriental. Por ter virado “moda”, principalmente entre os mais jovens, a tendência é de que esses números sejam ainda maiores.

Para se ter uma ideia, uma hora de narguilé é o equivalente a fumar 100 cigarros, de acordo com número chancelado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

O narguilé possui uma característica peculiar: um único cachimbo pode ser usado por várias pessoas simultaneamente. Tal fato reforça o seu aspecto de socialização, algo muito atraente, especialmente para a juventude. Além disso, há a falsa sensação de que o narguilé, por ser usado com água, não causa mal à saúde.

Criado em 1986 pela Lei Federal 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva. A data tem como objetivo a conscientização e reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Com informações do Instituto Nacional do Câncer