Diocese de Santo André

Dom Pedro aos candidatos ao diaconado permanente: uma Igreja sinodal que forma discípulos de Cristo

O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini participou na noite de segunda (27/09), de encontro com os candidatos ao diaconado permanente da Diocese de Santo André, realizado de forma online, no qual destacou a necessidade de uma Igreja sinodal nos tempos atuais, com participação ativa dos leigos e formando discípulos missionários que se comprometem no serviço ao próximo. A reunião também contou com a participação do vice-diretor da Escola Diocesana Santo Efrém Diácono, Diác. Wagner Innarelli.

Após a oração inicial, Dom Pedro discorreu durante a primeira parte da reunião sobre: “A Igreja que queremos é a Igreja que Jesus Cristo quer?”, onde exaltou a sinodalidade e também destacou a atuação do diácono para o Serviço, Palavra e Liturgia nas comunidades de fé. Na segunda parte, o bispo escutou os candidatos que partilharam suas experiências no estágio pastoral e no seu trabalho profissional.

Ao final do encontro pediu que todos lessem o discurso do Papa Francisco aos diáconos de Roma, realizado no dia 19 de junho de 2021:  Discurso do Papa Francisco aos diaćoneos permanentes de Roma, com seus familiares

*

Uma Igreja que forma discípulos missionários
Realizando estágio pastoral na Paróquia São José, no Bairro Baeta Neves (Região São Bernardo – Centro), Eduardo Alcântara destaca que a Igreja deve sempre estar em sintonia com o que está acontecendo no mundo, protagonizando um papel importante de evangelização e serviço aos irmãos, principalmente os mais necessitados e injustiçados na sociedade.

“O principal ponto abordado (no encontro com Dom Pedro) foi a Igreja como comunhão, ou seja, uma Igreja que se coloca a serviço unindo os fiéis e formando discípulos missionários, que se comprometem no serviço ao próximo. E o serviço para o diaconato permanente é estar em Cristo a serviço de todos, principalmente dos mais pobres; a Palavra e a Liturgia, ajudando a formar uma comunidade, em comunhão, disposta a servir”, enfatiza.

*

Uma Igreja sinodal e atuante na sociedade
Cumprindo estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Vila Humaitá (Região Santo André – Leste), Carlos Caviola Foiani, aponta que as reuniões realizadas na Escola Diaconal sempre contribuem para visualizar a Igreja com uma visão mais ampla do contexto ao qual estamos vivendo, como o aprofundamento de uma Igreja sinodal com participação ativa dos leigos em conjunto com o clero.

“Cada um assumindo a sua responsabilidade como povo de Deus para ajudar a comunidade a crescer no que se diz respeito à melhoria nas formas de evangelização e atuação da Igreja na sociedade, com o objetivo de sermos uma Igreja em harmonia com as novas realidades, nas quais estamos inseridos,sem perder a essência dos ensinamentos de Cristo”, avalia.
*

Passos importantes rumo à ordenação diaconal
No dia 25 de julho de 2021, 16 candidatos ao diaconado permanente receberam os ministérios de leitor e acólito durante a Santa Missa celebrada por Dom Pedro, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – Basílica Menor, no Centro de São Bernardo do Campo.

Certamente um momento único na vida daqueles que se comprometeram com a missão do serviço à Igreja, da caridade e do amor ao povo de Deus. É a última etapa antes da ordenação diaconal, que será agendada em breve. Foram instituídos nos leitorato e o acolitato, os seguintes postulantes ao diaconado: Carlos Caviola Foiani, Eduardo de Alcântara, Fabiano Roque Barreiros, Gilberto Cavignato, Guido Evaristo Roggi, Haroldo Bezerra, João Oliveira dos Santos, João Ribeiro de Souza, José Antonio Micheias, José Carlos Denove, Marcio Giovani Buttignol, Robin Dominicio Januário, Salustiano Alves Viana Júnior, Sandro Alex Bermudes, Sidnei Antoniasi e Silvio Bezerra da Silva.
*

Leia mais:
Rumo ao ministério diaconal: 16 candidatos recebem ministérios de leitor e acólito na Diocese

Quer ser diácono? Saiba mais sobre a Escola Diaconal da Diocese

Santo Efrém: patrono da Escola Diaconal e inspiração para a missão dos diáconos

Compartilhe:

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo

nomeacoes

Nomeação e provisões – 03/07/2024