Formação trabalha a espiritualidade dos ministros dos enfermos

Com o tema “A espiritualidade dos ministros dos enfermos”, o quarto e último Encontro Formativo de 2019 para os Coordenadores dos Ministérios Extraordinários nas paróquias da Diocese de Santo André aconteceu na noite de quarta-feira (27/11), no Auditório Dom Jorge Marcos Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo da Cúria Diocesana, no Centro andreense.
Como sempre, a atividade teve início com oração e leitura do evangelho. Em seguida, o seminarista Cauê Ribeiro Fogaça iniciou a exposição do assunto destacando que a formação para os coordenadores dos ministros durante o ano esteve focada no tema da eucaristia. “Esse tema tem uma relevância central na vida da Igreja. Não simplesmente a celebração da Santa Missa, que foi um dos conteúdos, mas todas aquelas celebrações que decorrem dela. Adorações eucarísticas, celebrações da palavra e entregas de comunhão fora destas celebrações”, salienta Cauê, para então realizar a introdução da temática do encontro.

Importância do tema

Segundo o palestrante, para trabalhar a comunhão na perspectiva dos enfermos, é necessário saber como se leva o Corpo de Cristo aos doentes, qual a espiritualidade, onde começou essa tradição na Igreja e a razão de guardar a comunhão, ao relembrar o surgimento dos sacrários nas comunidades.
“Por muito tempo a comunidade cristã guardou a eucaristia para levar aos enfermos. Depois vem o culto eucarístico da adoração. Mas percebe-se um cuidado especial para com aqueles que são mais frágeis. Respondendo ao apelo do próprio Jesus. ‘Toda vez que você visita um doente ou alguém que está enfermo ou preso, foi a mim a quem visitou'”, sintetiza Cauê, ao complementar que a formação reaviva o sentimento de pertença numa comunidade, um dos itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral.

Participação e aprendizado

Outros três encontros ocorreram durante o ano, sendo dois com base do estudo do Diretório Diocesano de Liturgia e um sobre o esquema do ano litúrgico, inserido nos Livros Sagrados. O casal coordenador diocesano dos ministérios extraordinários, Cláudio Manoel e Maria da Penha, fez uma avaliação dos encontros formativos e das celebrações eucarísticas encabeçadas pelo Pe. Gonise Portugal, nas dez regiões pastorais. “Os encontros de 2019 foram muito proveitosos. Os ministros que compareceram tiveram muitas dúvidas esclarecidas, bons ensinamentos e esperamos que 2020 seja ainda melhor”, projeta Penha. “As celebrações catequéticas, mistagógicas trouxeram muito aprendizado aos ministros. Pessoal bastante participativo e as explicações do Pe. Gonise durante as partes da missa eram bem interativas”, ressalta Cláudio.