Diocese de Santo André

“Itinerários da Fé”: ações solidárias visando a integração social

A série especial “Itinerários da Fé” prossegue nesta quarta-feira (14/08), com a quarta edição apresentando iniciativas em sintonia com o 8º Plano Diocesano de Pastoral. Esse capítulo trata dos itinerários da acolhida, ação solidárias, convivência comunitária e visitas missionárias.

Realiza esse trabalho e quer divulgar esse ato de bondade e amor ao próximo? Envie e-mail comunicação@diocesesa.org.br ou pelo WhatsApp 99928-9422 com os seguintes dados: nome da instituição, grupo ou movimento; breve descrição do trabalho realizado e telefone de contato.

Conheça os trabalhos da Casa Padre Luís Scrosoppi, Centro Social Maximiliano Kolbe e Pastoral de Rua da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias de Mauá. Saiba como participar e colaborar com essas ações:


Casa Padre Luís Scrosoppi

*Trabalho realizado

Antiga Pastoral do Menor e conhecida carinhosamente pelos moradores da comunidade como “Pastoral”, a Casa Padre Luís Scrosoppi se mantém fiel aos princípios para o qual foi fundada no ano de 1986, acolhendo crianças e adolescentes no projeto socioeducativo, no período inverso à escola. As famílias em vulnerabilidade dos destinatários e da comunidade frequentam cursos profissionalizantes, oficinas de formação e lazer, orientação psicossocial e psicológica oferecidos pela Entidade por meio das Irmãs, dos profissionais e voluntários. Além da formação profissional, as irmãs proporcionam a formação do coração, uma formação humana baseada nos valores cristãos. A casa conta ainda com uma refeição diária, café da manhã e um lanche, oferecidos às crianças e jovens atendidos pelo projeto.
Nesses mais de trinta anos de serviço gratuito prestado à comunidade, a casa já atendeu cerca de três mil crianças e adolescentes. Muitos estão inseridos no mercado de trabalho formal e informal. Todas as atividades oferecidas pela CPLS visam a formação integral e o fortalecimento dos vínculos familiares dos usuários.

*Horário e dia
A casa funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.


*Como as pessoas podem ajudar e participar da ação?
É possível ajudar por meio de doações, mas a obra também arrecada fundos por meio do nosso bazar solidário, e da venda de doces. O bazar solidário, aberto de segunda a sexta-feira, está localizado na Rua Eldorado, 526, Bairro Prosperidade, São Caetano do Sul – SP. No site www.casapadreluis.com.br, na opção COMO AJUDAR tem o passo a passo para ajudar através da dedução do Imposto de Renda tanto para Pessoas Físicas quanto Pessoas Jurídicas. Outra forma de ajudar é pela conta da associação: Associação Irmãs da Providência, CNPJ 71.854.319/0006-37, Banco Bradesco, Conta 8336-4, Agência 2676.

*Contato
É possível entrar em contato pelo telefone: (11) 4221-7740 ou pelo e-mail: contato@casapadreluis.com.br, falar com Irmã Ivonete ou Patrícia.

*Sobre o 8º Plano

Para desempenhar sua AÇÃO SOLIDÁRIA, a Casa Padre Luís Scrosoppi promove, por meio de suas ações, projetos e atividades, a acolhida, o desenvolvimento à autonomia e o protagonismo. Além disso, as competências socioemocionais, baseadas nos valores cristãos, fazem com que as crianças e adolescentes adquiram ferramentas para enfrentar as situações de risco e a vulnerabilidade social que o contexto em que habitam os coloca.

 

Centro Social Maximiliano Kolbe

*Trabalho realizado
Desde março 2019, desenvolve serviço de CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS para crianças, adolescentes de 6 a 17 anos e suas famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Por meio de oficinas de judô, capoeira, informática, música, brinquedoteca (jogos e brincadeiras), biblioteca (com mediação lúdica de leitura e contações de histórias) e atividades/projetos com educador de referência em sala, trabalhando temáticas de cidadania, convivência social, mundo do trabalho e participação cidadã.Promove encontros de vivência intergeracional, com a finalidade de promover a convivência, familiar e social, através de atividades entre responsáveis e crianças/adolescentes com intuito de fortalecer o vínculo familiar e comunitário.

*Horário e dia
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

*Como as pessoas podem ajudar e participar da ação?
Realizando doações espontâneas, de roupas, sapatos, móveis e utensílios domésticos para o bazar. Banco Bradesco, Agência 0302 Conta Corrente 327956 -1 – CNPJ 12.876.633/0001-47

*Contato
Telefone: (11) 4101-7895; E-mail: csmkadm@gmail.com e página do face: centrosocialmaxkolbe
O Centro Social Maximiliano Kolbe está situado na Estrada Rio Acima, 6242, na região pós-balsa do Riacho Grande, em São Bernardo

*Sobre o 8º Plano
O objetivo do Centro social: Atender as crianças, adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, para conscientizá-los de sua dignidade como cidadãos ativos, criativos e críticos, bem como fortalecer os seus vínculos familiares e sociais. Associa-se diretamente com o itinerário 1 do plano pastoral no que se refere a convivência comunitária e o fortalecimento no sentimento de pertença.

Pastoral de Rua – Paróquia Nossa Senhora das Vitórias

*Trabalho realizado
Este trabalho pastoral é realizado através de visita aos irmãos que estão em situação de rua, com objetivo de conhecer suas histórias, levar um momento de oração, e estender a mão oferendo ajuda. Aos que aceitam, direcionamos à casa de acolhida Comunidade São Padre Pio, que fica no Riacho Grande – SBC. Vários irmãos em situação de rua já passaram pela Padre Pio, outros ainda estão lá em retiro e acolhimento.  A própria Padre Pio envia missionários para ajudar na Pastoral de Rua da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias. Também tem um missionário da ‘Fraternidade O Caminho’ que faz parte da Pastoral de Rua.
Para iniciar este trabalho, fazemos e levamos lanches e bebida (suco, refrigerante, chocolate), pois entendemos que é na mesa que Jesus se faz presente e é na partilha Jesus se manifesta ao coração.
A Pastoral começou na Paróquia N. Sra das Vitórias em 21/02/2014, com um grupo de pessoas que eram de Mauá e participavam em Santo André lá no Bairro Paraíso. E este grupo pediu um espaço na Paróquia N. Sra. das Vitórias. Na ocasião, Pe. Joaquim autorizou e assim iniciou a Pastoral de Rua nesta igreja.

*Horário e dia
Toda 3ª sexta-feira de cada mês, sempre às 20h na própria paróquia.

*Como as pessoas podem ajudar e participar da ação?

As contribuições podem ser através de doações em produtos utilizados na missão: alimentos para fazer os lanches (carne e pão, etc.) e também dos sucos, refrigerantes ou leite. As pessoas também podem ajudar comprando os produtos vendidos no Brechó da Pastoral, que tem como objetivo arrecadar fundos para os trabalhos da Pastoral: missão de rua, ajuda a Comunidade Padre Pio, Dia do Pobre, Natal com os Irmãos de Rua, outros.

*Contato
O contato é na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias em Mauá, no telefone: (11) 4555-2134.

*Sobre o 8º Plano
A Pastoral de Rua está diretamente ligada aos itinerários 3 (conversão para o acolhimento),7 (visitas missionárias) e 8 (ação solidária); 3 porque convida o irmão para uma nova vida e conversão; 7 porque é uma missão de rua; e 8 porque oferece ao irmão de rua uma oportunidade de retomar sua dignidade humana.

Compartilhe:

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo