Matriz de São Bernardo recebe mais de mil ministros para o conferimento dos Ministérios Extraordinários

A tarde do dia 30 de junho iniciou com o Santo Terço, conduzido pelo assessor eclesiástico da Comissão Diocesana dos Ministérios Extraordinários (CDME), Padre Alex Sandro Camilo (Paróquia São Geraldo Magella, Forania Santo André Leste). Durante a oração, ele destacou o exemplo de São Mateus Moreira, incentivando os mais de mil ministros presentes a viverem plenamente o amor pela Eucaristia e pela Igreja.

A celebração eucarística foi presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e contou com a presença do clero diocesano e seminaristas.

Em sua homilia, o bispo destacou a importância da fé e do serviço na vida cristã:

“Quero expressar a todos vocês meu carinho como pai e pastor desta Igreja de Santo André. Ao olhar para cada um de vocês, percebo a grande generosidade e o amor que trazem no coração ao servir nossa Igreja. Vocês são um povo de fé, povo de Deus, sacerdócio santo. Hoje, celebramos a memória dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo. A Palavra de Deus nos ensina o valor da fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus. Só podemos ser Igreja a partir da fé, uma fé que nos congrega e que recebemos no dia do nosso batismo, como uma semente a ser cultivada ao longo da vida.”

Dom Pedro continuou sua reflexão, ressaltando que:

“Nosso tesouro é a fé. Na hora da morte, precisaremos apenas desta fé, que é a chave para abrir as portas do céu. Quem tiver fé será salvo. Devemos viver esta fé diariamente, pois a fé sem obras é morta e a fé atua pela caridade. O Evangelho nos apresenta Jesus com os doze apóstolos e ao formar os apóstolos, procurava um líder para a comunidade que Ele queria fundar como sua Igreja. Então, Ele perguntou aos apóstolos: ‘Quem dizem que eu sou?’ Cada um respondeu de forma diferente: ‘Para uns, você é profeta; para outros, um sábio’, e assim por diante. Alguns achavam que Jesus era Elias que tinha voltado. Então, Jesus perguntou: ‘E para vocês, quem eu sou?’ Pedro respondeu: ‘Tu és o Filho de Deus vivo, que veio ao mundo para nos salvar, o Messias.’ Esta é a fé fundamental e verdadeira da nossa Igreja.”

Após a homilia, cada ministério foi conferido separadamente. Nosso bispo abençoou cada ministério extraordinário, e ao final, os ministros realizaram a investidura da opa.

Padre Alex dirigiu algumas palavras aos presentes, agradecendo a participação de todos e a colaboração na organização do evento:

“E assim nós chegamos ao final desta celebração tão bonita, tão repleta de pessoas, mas também tão tranquila. Momento tão especial na nossa Igreja diocesana, na vida das nossas paróquias e tenho certeza, na vida de todos vocês que aqui estão. Então queremos louvar e agradecer a Deus por esses dons, por esses ministérios extraordinários que Ele concede à nossa Igreja particular de Santo André.”

Dom Pedro encerrou a celebração com uma mensagem de encorajamento:

“Está tão bonito vendo daqui, parecem anjos. Vamos agradecer porque Deus nos dá a graça de fazermos parte dessa igreja dinâmica, bonita e com seus sacerdotes, ministros como vocês e tudo o que acontece de bom para pregar a Palavra de Deus, celebrar Jesus Cristo no Sacramento e caminhar como Igreja acolhedora e missionária. Que vocês nunca desanimem, tenham coragem e fé.”

Veja o álbum completo, clicando aqui.