Diocese de Santo André

Matriz de São Bernardo recebe mais de mil ministros para o conferimento dos Ministérios Extraordinários

A tarde do dia 30 de junho iniciou com o Santo Terço, conduzido pelo assessor eclesiástico da Comissão Diocesana dos Ministérios Extraordinários (CDME), Padre Alex Sandro Camilo (Paróquia São Geraldo Magella, Forania Santo André Leste). Durante a oração, ele destacou o exemplo de São Mateus Moreira, incentivando os mais de mil ministros presentes a viverem plenamente o amor pela Eucaristia e pela Igreja.

A celebração eucarística foi presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e contou com a presença do clero diocesano e seminaristas. 

Em sua homilia, o bispo destacou a importância da fé e do serviço na vida cristã:

“Quero expressar a todos vocês meu carinho como pai e pastor desta Igreja de Santo André. Ao olhar para cada um de vocês, percebo a grande generosidade e o amor que trazem no coração ao servir nossa Igreja. Vocês são um povo de fé, povo de Deus, sacerdócio santo. Hoje, celebramos a memória dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo. A Palavra de Deus nos ensina o valor da fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus. Só podemos ser Igreja a partir da fé, uma fé que nos congrega e que recebemos no dia do nosso batismo, como uma semente a ser cultivada ao longo da vida.”

Dom Pedro continuou sua reflexão, ressaltando que:

“Nosso tesouro é a fé. Na hora da morte, precisaremos apenas desta fé, que é a chave para abrir as portas do céu. Quem tiver fé será salvo. Devemos viver esta fé diariamente, pois a fé sem obras é morta e a fé atua pela caridade. O Evangelho nos apresenta Jesus com os doze apóstolos e ao formar os apóstolos, procurava um líder para a comunidade que Ele queria fundar como sua Igreja. Então, Ele perguntou aos apóstolos: ‘Quem dizem que eu sou?’ Cada um respondeu de forma diferente: ‘Para uns, você é profeta; para outros, um sábio’, e assim por diante. Alguns achavam que Jesus era Elias que tinha voltado. Então, Jesus perguntou: ‘E para vocês, quem eu sou?’ Pedro respondeu: ‘Tu és o Filho de Deus vivo, que veio ao mundo para nos salvar, o Messias.’ Esta é a fé fundamental e verdadeira da nossa Igreja.”

Após a homilia, cada ministério foi conferido separadamente. Nosso bispo abençoou cada ministério extraordinário, e ao final, os ministros realizaram a investidura da opa.

Padre Alex dirigiu algumas palavras aos presentes, agradecendo a participação de todos e a colaboração na organização do evento:

“E assim nós chegamos ao final desta celebração tão bonita, tão repleta de pessoas, mas também tão tranquila. Momento tão especial na nossa Igreja diocesana, na vida das nossas paróquias e tenho certeza, na vida de todos vocês que aqui estão. Então queremos louvar e agradecer a Deus por esses dons, por esses ministérios extraordinários que Ele concede à nossa Igreja particular de Santo André.”

Dom Pedro encerrou a celebração com uma mensagem de encorajamento: 

“Está tão bonito vendo daqui, parecem anjos. Vamos agradecer porque Deus nos dá a graça de fazermos parte dessa igreja dinâmica, bonita e com seus sacerdotes, ministros como vocês e tudo o que acontece de bom para pregar a Palavra de Deus, celebrar Jesus Cristo no Sacramento e caminhar como Igreja acolhedora e missionária. Que vocês nunca desanimem, tenham coragem e fé.”

Veja o álbum completo, clicando aqui.

Compartilhe:

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo