Diocese de Santo André

Missa pelo 24º Dia da Vida Consagrada ocorre neste sábado (1º)

A Missa em Ação de Graças pelo 24º Dia Mundial da Vida Consagrada na Diocese de Santo André acontece neste sábado (1º/02), às 16h, na Paróquia Santa Teresinha (Praça Rui Barbosa, no Bairro Santa Teresinha, em Santo André). A celebração será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e também integra as comemorações do Jubileu de Carvalho da igreja, ou seja, 80 anos de fundação da paróquia.

A CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) convida religiosos e religiosas a participarem deste momento, a fim de que os consagrados e consagradas renovem os seus compromissos de serem “luz do mundo e sal da terra” , de trabalhar pela paz e pela fraternidade, acolhendo o convite do Papa Francisco para serem “homens e mulheres que iluminam o futuro”, como diz o comunicado da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. E é justamente “Homens e Mulheres que iluminam o futuro” que inspirou o tema para essa edição do Dia Mundial da Vida Consagrada na Igreja Católica do Grande ABC. Essa iniciativa atende ao itinerário 1 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, com o objetivo de fortalecer a comunhão e o sentimento de pertença, por meio deste momento de oração, meditação e participação da celebração com Cristo e com o povo.

Origem

O Dia Mundial da Vida Consagrada foi instituído por São João Paulo II, em 1997, na data em que a Igreja festeja a Apresentação do Senhor ao Templo, no dia 2 de fevereiro, com o objetivo de implementar um projeto de Deus para celebrar os consagrados e consagradas em todo o mundo, num dia de oração pela vocações e meditação pelas missões.

Ano Vocacional

Essa edição é especial na Diocese de Santo André, pois vigora desde o dia 1º de dezembro de 2019 o Ano Vocacional Diocesano, cujo objetivo é despertar novas vocações para a Igreja, ao promover diversas atividades como momentos de oração e espiritualidade, peregrinação dos ícones do Bom Pastor, visitas aos seminários e encontros paroquiais que contribuam no discernimento de cada pessoa.

Na Diocese

Atualmente, a Diocese de Santo André conta com 11 congregações religiosas masculinas e 20 congregações religiosas femininas, bem como ordens, institutos e demais expressões da Vida Religiosa Consagrada.

Sobre a CRB

Tem como finalidade estatutária promover e animar a Vida Religiosa no Brasil, e coordenar as atividades que visem a este objetivo, por meio de iniciativas de caráter religioso, cultural, assistencial e filantrópico. Para levar a efeito essas finalidades e executar suas programações, a CRB conta com uma organização nacional, com sede em Brasília e 20 Secções Regionais, filiadas à entidade e subdivididas, por sua vez, em Núcleos.

Compartilhe:

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo