Pastoral do Migrante debate fé e migração nos tempos atuais

Com o tema “Fé e migração”, a Pastoral do Migrante da Diocese de Santo André promoveu na manhã de sábado (24/08), o 2º Encontro Formativo Anual para agentes e interessados em conhecer o trabalho do grupo. Dessa vez, a atividade reuniu cerca de 30 pessoas e foi realizada na sede dos Vicentinos, em Ribeirão Pires.

Conduzida pelo assessor diocesano e pároco da Igreja Matriz de Santo André, Pe. Jean Dickson, a palestra aprofundou a convivência entre os povos na sociedade atual e também contou com testemunhos de migrantes oriundos de países como Síria, Venezuela e Haiti, ao relatarem a trajetória da migração e como a fé os impulsionaram a não desistir e confiar em Deus.

“O encontro foi muito enriquecedor, onde nos ensinou a sermos migrantes com o migrante, respeitar a sua cultura e a sua crença. A fé não pertence a nenhuma cultura. Temos que saber viver a inculturação”, ressalta a coordenadora diocesana Maria da Conceição, a Marisinha.

O primeiro encontro aconteceu em março, quando o coordenador da Missão Paz, Pe. Paulo Parise, apresentou o tema “Um olhar realista sobre o Pacto Global das Migrações da ONU”.

Como participar

O movimento está presente nas três paróquias administradas pela Congregação dos Missionários de São Carlos – padres scalabrinianos: as igrejas matrizes de Santo André, São Bernardo e Ribeirão Pires.

Mais informações sobre como participar da Pastoral do Migrante pelo e-mail: pastoraldomigrante@diocesesa.org.br ou pelo telefone: 99677-9648 (falar com Maria da Conceição).

Vale lembrar que a Igreja Matriz de Ribeirão Pires (Paróquia São José) realizará a 20ª Festa do Migrante nos dias 7 e 8 de setembro. Programação em breve no Boletim Diocesano.