Diocese de Santo André

Pastoral do Migrante debate fé e migração nos tempos atuais

Com o tema “Fé e migração”, a Pastoral do Migrante da Diocese de Santo André promoveu na manhã de sábado (24/08), o 2º Encontro Formativo Anual para agentes e interessados em conhecer o trabalho do grupo. Dessa vez, a atividade reuniu cerca de 30 pessoas e foi realizada na sede dos Vicentinos, em Ribeirão Pires.

Conduzida pelo assessor diocesano e pároco da Igreja Matriz de Santo André, Pe. Jean Dickson, a palestra aprofundou a convivência entre os povos na sociedade atual e também contou com testemunhos de migrantes oriundos de países como Síria, Venezuela e Haiti, ao relatarem a trajetória da migração e como a fé os impulsionaram a não desistir e confiar em Deus.

“O encontro foi muito enriquecedor, onde nos ensinou a sermos migrantes com o migrante, respeitar a sua cultura e a sua crença. A fé não pertence a nenhuma cultura. Temos que saber viver a inculturação”, ressalta a coordenadora diocesana Maria da Conceição, a Marisinha.

O primeiro encontro aconteceu em março, quando o coordenador da Missão Paz, Pe. Paulo Parise, apresentou o tema “Um olhar realista sobre o Pacto Global das Migrações da ONU”.

Como participar

O movimento está presente nas três paróquias administradas pela Congregação dos Missionários de São Carlos – padres scalabrinianos: as igrejas matrizes de Santo André, São Bernardo e Ribeirão Pires.

Mais informações sobre como participar da Pastoral do Migrante pelo e-mail: pastoraldomigrante@diocesesa.org.br ou pelo telefone: 99677-9648 (falar com Maria da Conceição).

Vale lembrar que a Igreja Matriz de Ribeirão Pires (Paróquia São José) realizará a 20ª Festa do Migrante nos dias 7 e 8 de setembro. Programação em breve no Boletim Diocesano.

Compartilhe:

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo