Diocese de Santo André

Santa Missa marca início da etapa diocesana do Sínodo dos Bispos no dia 19 de outubro

Anote na sua agenda! Em comunhão com a Igreja no Brasil e no mundo, a Diocese de Santo André promoverá a abertura da etapa diocesana do Sínodo dos Bispos no próximo dia 19 de outubro (terça), às 19h, com a celebração da Santa Missa, que será presidida pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, em unidade com todo o povo de Deus, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André, com transmissão nacional pela TV Evangelizar e compartilhada nas redes sociais diocesanas YouTube e Facebook.

A inauguração solene será realizada pelo Papa Francisco nos dias 9 e 10 de outubro de 2021, no Vaticano. Com o tema Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão, essa é a primeira vez que o Sínodo dos Bispos ocorrerá de forma descentralizada e com um itinerário composto de três fases (diocesana, continental e universal), por meio de consultas e discernimento, que culminará com a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a ser realizada em outubro de 2023, em Roma, na Itália.

 

Nomeação da comissão diocesana
O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, indicará uma comissão de articulação do processo diocesano do Sínodo dos Bispos, antes da abertura da etapa diocesana, que acontecerá no dia 19 de outubro.

 

Processo de escuta
Essa etapa começará em outubro de 2021 e terminará em abril de 2022. O objetivo é a consulta do povo de Deus para que o processo sinodal se realize na escuta da totalidade dos batizados (leigos, sacerdotes, missionários, consagrados, bispos, cardeais), conforme consta do documento do sínodo, por meio de momentos de reflexão e estudo nas paróquias, através do documento preparatório e do vade-mécum.

 

Documento preparatório e Vade-mécum
Para facilitar a participação de todos, a Secretaria Geral do Sínodo divulgou o texto preparatório e o vade-mécum, ambos disponíveis em português, para orientar o caminho do Sínodo durante a fase de escuta nas dioceses e arquidioceses.

 

Baixe os dois documentos:

Documento Preparatório “Para uma Igreja Sinodal – comunhão, participação e missão”

Vade-Mécum do Sínodo: manual oficial para ouvir e discernir nas Igrejas Locais

Compartilhe:

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo