Mensagem de Dom Pedro para os médicos

Aos médicos e profissionais da saúde
Dia de São Lucas, padroeiro dos médicos
18 de outubro de 2019

Meus prezados amigos médicos, hoje dia do médico desejo vos saudar.
São Lucas era médico e foi discípulo de São Paulo. Não conheceu Jesus pessoalmente, assim como São Paulo, mas eles se embeberam do evangelho e entregaram a vida para difundi-lo, ao ponto de Lucas ser chamado “Evangelista”, pois escreveu um dos quatro Evangelhos.
É o padroeiro dos médicos e neste dia queremos invoca-lo, pedindo sua intercessão por todos os médicos que desempenham esta nobre missão. A missão do médico é muito próxima da missão do sacerdote, ao ponto de as pessoas, ao tratarem com o padre, acabam chamando-o de “doutor”. É talvez o inconsciente popular que vê a missão do médico como um “sacerdócio”.
Neste dia quero enviar a todos os médicos uma saudação. A vocês exorto a que não desanimem diante dos desafios e das dúvidas, dos dramas e dificuldades que enfrentam diuturnamente. Que a sabedoria de Deus, a inteligência que vem do alto esteja animando vossos pensamentos e ações.
Saibam todos que são amados por Deus e que este amor os faça também amar aqueles que são confiados aos vossos cuidados.
Permitam-me abençoar a vocês e vosso trabalho, desejando toda paz e todo bem.

+ Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano de Santo André