Padre Wladyslaw está nos braços do Pai Celestial

Com noventa anos, dedicados ao Evangelho, faleceu neste início de setembro, o Padre Pa­dre Wladys­law Si­mon­si­ewicz. Serviu como pastor das ovelhas da Diocese de Santo André, desde que aqui chegou em 20 de setembro de 1973. Ajudou muito o povo da comunidade do Bairro São José, a frente dos destinos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Na tarde da quarta-feira (2/9), seu corpo foi levado em procissão pelas ruas do bairro, até o Cemitério Cerâmica, sempre acompanhado de seus centenas de amigos, que inclusive faziam questão de visitá-lo em seu quarto, para pedir uma bênção, uma oração.

Citado pelo bispo, Dom Pedro, como o “Cirineu” de Padre Wadyslaw, o sacerdote Fernando Valadares da Silva ao se despedir do amigo, lembrou um fato, marcante na vida do presbítero polonês. Recordou que a morte de Simonowik aconteceu de fato no dia 1º de setembro de 1939, dia em que o exército alemão invadiu a Polônia. Depois deste dia, ouvindo tantos bombardeios, nunca mais foi o mesmo. A noite acordava assustado e gritando que os alemães estavam chegando. É o terror da guerra que o marcou, o então, jovem de quatorze anos, de forma definitiva. “76 anos depois, Padre Wadyslaw, na verdade se desperta deste pesadelo e passa a viver ao lado de nosso Pai Celeste”, definiu Padre Fernando.

Durante a celebração religiosa, presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, também foi lida uma mensagem assinada pelo Bispo Emérito, Dom Nelson Westrupp, scj, que por estar em viagem não pode estar presente, mas expressou em palavras o carinho que nutria por este sacerdote, a quem agradeceu pelo serviço que realizou em nossa Diocese, terminando com a frase: “Estou unido a todos em oração, e me despeço, deixando meu abraço silencioso”.

Dom Pedro também exprimiu com palavras o que ia no coração de todos. Durante sua homilia reforçou que “Estamos aqui hoje celebrando a gratidão desta vida doada por amor a Deus e aos irmãos. Sim esta é uma celebração de gratidão: “Cantarei eternamente a misericórdia do Senhor!”. Nossa Igreja de Santo André está de luto pela perda deste irmão, amigo e pai. Mas ao mesmo tempo nossa Igreja oferece a Deus este dom valioso. Cremos que de junto de Deus Pe. Wladyslaw será nosso amigo e intercessor”, disse o bispo diocesano.

O querido padre polonês

Padre Wladyslaw nasceu em Piliki na Polônia em 1925 onde foi batizado. Foi ordenado sacerdote em 03 de maio de 1953 na congregação dos padres do Oratório de São Felipe Neri.  Chegou à Diocese de Santo André em 20 de setembro de 1973. Foi um bom missionário que serviu nossa Igreja em várias paróquias, estava disponível para o trabalho onde dele fosse preciso. Foi pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus até o ano de 2004. Possuidor de grande inteligência e espiritualidade, soube sentir com a Igreja e com seu bispo. Enfermo e debilitado pela idade e pela doença, sofreu com dignidade, dando um grande exemplo de santidade na dor que o configurou a Cristo na cruz. Assistido pelo carinho da comunidade paroquial e pelo zelo fraterno do irmão no sacerdócio, Pe. Fernando Valadares da Silva, que foi seu “Cireneu”, entregou sua vida ao Senhor de forma definitiva e total neste início de setembro de 2015. E certamente pode ouvir do próprio Cristo; “Vem servo bom e fiel entra no gozo de teu Senhor que te recebe e abraça”.

DSC03562 DSC03529 DSC03478 DSC03486