Assembleia aborda Itinerário da Iniciação à vida Cristã

A Pastoral Catequética da Diocese de Santo André se reuniu no sábado (14/11) no Externato Santo Antônio, em São Caetano do Sul, para participar da Assembleia Diocesana de Catequese, quando foi abordado o tema Itinerário da Iniciação à vida Cristã – que engloba as catequeses do Batismo, Infantil e Crisma.

O encontro foi aberto com a Santa Missa presidida pelo bispo de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, e concelebrada pelo vigário Episcopal para Pastoral, Pe. Joel Nery (também assessor da Catequese do Batismo), pelo coordenador da Pastoral Catequética, Pe. Jordélio Siles Ledo, css, e pelo secretário episcopal, Pe. Guilherme Melo Sanches.

Dom Pedro elogiou o trabalho dos catequistas. “Aqueles que ensinam os caminhos de Deus brilharão como estrelas nos céus, como diz Daniel. Que lindo ser catequista”, disse o bispo. “Refletindo sobre o tema, percebemos como é importante a iniciação à vida cristã. É um modo de promover o encontro com Jesus”, ressaltou.

Segundo o bispo, a iniciação à vida cristã sempre foi importante, mas é mais relevante “nos dias atuais porque vivemos em uma sociedade mais paganizada”. Ele também encorajou os catequistas a permanecerem firmes com o Senhor. “Deus quer que perseveremos, sejamos catequistas evangelizadores para fazermos germinar muitos frutos bons”.

Responsável pelo encontro, Pe. Jordélio destacou a presença do bispo no evento. “Tivemos uma boa representação dos catequistas. Acho muito positivo também a presença do nosso bispo como incentivo para sentirmos seguros no caminho, em sintonia, além da presença do vigário pastoral”, destacou o sacerdote.

Segundo ele, algumas paróquias já têm iniciativas com o itinerário da Iniciação à Vida Cristã. “(O itinerário) É norteador de todo o trabalho que estamos realizando. Nosso grande sonho é implantar este projeto em todas as paróquias e fazer todo mundo caminhar em sintonia. A fé exige de nós uma ação mais rápida no mundo de hoje. Estamos vivendo grandes mudanças, e nosso desafio é caminhar em sintonia em prol da Igreja, da nossa Diocese, e esta unidade de pensamento é extremamente importante”, frisou.

Pe. Joel ressaltou que a unidade é muito importante para o projeto se expandir à Diocese. “Queremos refletir o processo da catequese na vida de uma comunidade, da sistematização de uma pastoral mais orgânica, mais de conjunto, de comunhão, para falarmos a mesma língua em todos os cantos da diocese. Começar a escutar e falar”, explicou. “E depois temos a articulação dos processos, de reformulação do caminho que é a catequese na vida da igreja. E hoje o processo de iniciação à vida cristã com inspiração catecumenal exige muito desta articulação para falar a mesma língua”, completou.

Os catequistas aprovaram a Assembleia e destacaram a importância do Itinerário da Iniciação à vida Cristã ser implantado em todas as paróquias. “Estudamos este método há algum tempo, porém, estamos colocando agora em prática e surgem algumas dúvidas. Estamos tirando estas dúvidas e planejando para o ano que vem para que levemos as informações aos nossos padres, às nossas paróquias. Este encontro é um suporte para os catequistas”, disse a catequista Cristiane Alexandre Zanetti, da Paróquia São Camilo de Lélis (Santo André).

O catequista Glauber Machado, da Paróquia Nossa Senhora das Graças (Santo André), recordou que o tema também está no 7º Plano de Pastoral, na segunda urgência “Casa da Iniciação da Vida Cristã” – este tema também foi desenvolvido pelo Pe. Joel em sua palestra. “Este evento foi de grande importância também pela prioridade da segundo urgência do Plano de Pastoral, que é tornar nossa Diocese e nossas paróquias casas de iniciação à vida cristã. Por isso, a Assembleia reuniu todos os catequistas para discutir a catequese e tomar novos rumos”, explicou Glauber.

IMG_6459 IMG_6457 IMG_6451 IMG_6448 IMG_6445 IMG_6440 IMG_6427 IMG_6418 IMG_6408 IMG_6394 IMG_6393 IMG_6389 IMG_6386 IMG_6384 IMG_6379 IMG_6378 IMG_6375 IMG_6373 IMG_6359 IMG_6357 IMG_6355 IMG_6349