Diocese de Santo André

Cúria Diocesana conta agora com Moderador – Coordenador

Julgando necessário prover o ofício de Moderador – Coordenador da Cúria Diocesana, a fim de garantir uma competente direção dos trabalhos e Ofícios da mesma, Dom Pedro Carlos Cipollini assinou no dia 25 de setembro, a nomeação do Padre Jean Rafael Eugênio Barros para exercer esta missão na Diocese de Santo André.

A melhor definição para o conceito de Cúria Diocesana vamos encontrar no cânone 469, onde se lê: A Cúria Diocesana consta dos organismos e pessoas que ajudam o Bispo no governo de toda a diocese, principalmente na direção da ação pastoral, no cuidado da administração da diocese e no exercício do poder judiciário.

Segundo o CIC/83, entre os que trabalham na Cúria existe uma figura nova, o chamado Moderador que deve coordenar as atividades da cúria para que haja harmonia, sincronismo, por exemplo, existem vários organismos e um depende do outro, cabe ao moderador, organizar isso. A missão será sempre de um sacerdote, e a quem pertença, sob a autoridade do Bispo, coordenar tudo o que aos serviços da parte administrativa, e esforçar-se também por que os demais membros da cúria desempenhem convenientemente o ofício que lhe foi confiado, segundo o cânone 473. É interessante ter o moderador para evitar intromissões desnecessárias. Ademais, perseguem a coordenação material das tarefas administrativas da Cúria por parte do Bispo Diocesano, encargo de imprimir estilo próprio e agilidade aos seus trabalhos.

O caráter de coordenar o mencionado conselho, há de atribuir a função reitora ao Bispo. Quanto à atividade administrativa material, é indicada a conveniência de designar um Moderador, ou espécie de chefe, de supervisor, de gerenciador administrativo da Cúria, que sob a autoridade do Bispo impulsione, coordene e tenha conhecimento de todas as atuações. Desse modo, o Moderador ostentará a direção interna dos membros da Cúria, no que afeta também as suas relações laborais e de serviço. Em suma, que coordene as atividades administrativas e cuide que todos da Cúria cumpram fielmente seus ofícios.

Conheça Padre Jean

O Padre e Dr. Jean Rafael Eugênio Barros é brasileiro e tem 43 anos, nasceu em Santa Rita do Sapucaí/MG no 11 de agosto de 1972. Recentemente foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima no Bairro Santa Maria em Santo André.

Entre sua formação enumeramos o Doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. Concluído em 2013. Mestrado em Direito Canônico pelo Instituto de Direito Canônico Pe. Dr. Giuseppe Benito Pegoraro Agregado à Pontifícia universidade Lateranense de Roma. Concluído em 2012. Pós-Graduado em Direito Matrimonial Civil Canônico pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro/RJ – Concluído em 2010. Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana de Taubaté/SP, Concluído em 1997. Curso Livre de Filosofia pelo Seminario Arquidiocesano de Pouso Alegre – concluído em 1993.

Jean4 jean2 Jean1Jean6 jean5

Compartilhe:

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Entrevista de Dom Pedro para a Diocese de Campo Limpo aborda nova etapa da caminhada sinodal

“O amor pode tudo, porque o amor é o próprio Deus”: Domingo de Ramos no Santuário do Bonfim reúne fiéis em caminhada de fé e esperança

“Peregrinos da esperança”: manhã de espiritualidade reúne coordenadores da Pastoral da Acolhida

Padre Jean se pronuncia na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo em defesa da missão da Igreja

Juventude diocesana anima a casa da Mãe Aparecida na Peregrinação do Jubileu da Esperança

Sete anos da Constituição Sinodal: um caminho de fé, escuta e missãoSete anos

VIOLÊNCIA DE CADA DIA

nomeacoes

Decretos e provisões – 02/04/2025

Retiro do Vicariato para a Caridade reforça que servir é deixar-se habitar por Deus