Ei você que começou a ler esta matéria! Sabe o que é PPI? Explico. PPI quer dizer Pastoral da Pessoa Idosa. Assim como a Pastoral do Menor, esta também nasceu de um sonho da Dra. Zilda Arns Newmann, sensibilizando o Brasil para a necessidade de um cuidado maior, tanto com nossos bebês, como com nossos idosos.
Na Diocese de Santo André, esta pastoral vem produzindo excelentes frutos há dozes anos. E para celebrar a data, seus agentes diocesanos se reuniram para participar da Missão em Ação de Graças, no sábado, (26/11), pela manhã, na Catedral Nossa Senhora do Carmo.
A celebração foi presidida por Dom Pedro Cipollini. No altar, também, o Padre Joel Nery, responsável pela ação das Pastorais em nossa diocese, e Padre Guilherme, Secretário Episcopal.
Um cartaz com a imagem da fundadora, Dra. Zilda, vinha com uma frase sua: “Sinto que realmente essa é uma obra divina para levar esperança, fé e mais vida para milhares de pessoas idosas em todo o Brasil”. A Orquestra de Violeiros de Mauá animou musicalmente, e como sempre, com uma bela participação.
Dom Pedro agradeceu o empenho dos agentes, elogiou o trabalho da coordenadora, Ivone Alexandroni Ferrari, e Padre Joel reforçou que “Mais alguns dias e estaremos anunciando o novo sacerdote Assessor Diocesano desta Pastoral”.
O bispo aproveitou sua homilia para transmitir uma bonita reflexão sobre as fases das idades. “Nossa vida pode ser comparada pelas Estações. A Primavera com as crianças. O Verão com os adolescentes. O Outono com os Adultos, o tempo de dar frutos. E o Inverno com a Terceira Idade”.
Ele explicou que “Devemos aceitar as verdades da vida para sermos felizes. Existe um tempo em que acontece o nosso final da história. E temos que estar conscientes desta realidade. Temos que saber lidar bem com o tempo que vai se acabando. Nesta idade temos que perceber o que é essencial e esquecer o que for secundário”.
Dom Pedro concluiu seu ensinamento dizendo que “Neste período da Terceira Idade, temos que viver sem a pressa que dominava nossas ações. Temos que parar de querer satisfazer as expectativas dos outros. É preciso planejar nosso futuro dentro da nossa realidade, perguntando sempre o que Deus quer de nós nesta fase de nossa vida. Sentar no trono da sabedoria, e aproveitar tudo o que aprendemos com os anos. Não precisamos mais do trono do poder. Deixemos que os outros, que vão surgindo mandem agora”.