Dom Pedro Cipollini recordou o que dissera Dom Orlando Brandes horas antes ao tomar posse como Arcebispo de Aparecida e repetiu ao dar posse ao Padre Ademir Santos de Oliveira, como novo pároco da Paróquia São Judas Tadeu, dizendo: “É a comunidade que toma posse de seu padre”. Padre Ademir é Vigário Geral da Diocese, e servia na Paróquia São José Operário, também de Santo André.
A solenidade que aconteceu no Bairro Campestre, em Santo André, na tarde de sábado, 20 de janeiro, contou com a presença dos sacerdotes: Pe. Felipe, Pe. Paulo Afonso, Pe. Alex, Pe. Fernando, Pe. Flávio, Pe. Leandro e Pe. Guilherme.
O bispo seguiu sua fala, agradecendo ao Padre Odelardo por todo o bem que realizou nesta comunidade, enquanto ali esteve no comando desta messe e agradeceu ao Padre Ademir que prontamente respondeu sim a este chamado que, como explicou, não é do bispo, mas sim de Jesus Cristo. “É uma prova de que estes sacerdotes estão vivenciando com muito amor o sim que deram no momento da ordenação sacerdotal”. E continuou: “Exalto aos fiéis a receberem o novo pároco e ajudá-lo na missão de trabalhar para esta comunidade, que tem São Judas Tadeu como padroeiro”.
O novo pároco fez a profissão de fé diante do bispo e depois o juramento de fidelidade. Ele recebeu os instrumentos para bem desempenhar sua função, tais como as chaves da paróquia, da sacristia, o jarro com a água do batismo e a estola roxa da penitência, utilizado no momento da reconciliação com Deus.
Padre Ademir, que seguindo o rito próprio da celebração, também renovou os votos sacerdotais, assim se expressou: “Agradeço à Deus por mais esta missão, à Dom Pedro pela confiança, à minha família, meus amigos que vieram compartilhar a minha alegria. Já se falou aqui, mas deixo também meu carinho aos leigos e leigas que aqui trabalharam. Quero lembrar os sacerdotes que contribuíram com sua dedicação para que o Reino de Deus fosse vivenciado nesta comunidade, desde a sua criação há mais se sessenta anos. Enfim a todos que deram sua cota de doação para que os devotos sempre encontrem a acolhida necessária ao procurarem a intercessão de São Judas Tadeu”.
Homilia
Dom Pedro Cipollini em sua explanação sobre a Palavra de Deus proclamada nos ensinou que “Jesus veio para tirar o jugo do povo – o pecado. Jesus nos quer ver saindo do pecado e entrando na graça de Deus”. Mas alertou: “É difícil, por que o ser humano gosta do pecado. Tem até o pecado de estimação. Estamos mergulhados neste estado de coisas”.
O bispo continuou: “O pecado tem muitas faces. A divisão provocada pelo espírito maligno quer quebrar a unidade que é o centro da pessoa. Vem para destruir o casal, dividir a comunidade. Mas Jesus convida a todos para convertermos, insiste para deixarmos o pecado e seguir a Deus. Rompendo assim com o pecado, para entrar na dimensão do amor”.