Diocese de Santo André

Declarado aberto o I Congresso de Rádio Católica do Brasil

Solenidade de abertura contou com o governador de SP e o arcebispo de Aparecida (SP)

O I Congresso de Rádio Católica do Brasil se iniciou na manhã desta terça-feira, dia 28, no Hotel Rainha do Brasil, em Aparecida (SP).  Na oração inicial Pe. Evaldo César, diretor da Rede Aparecida, conduziu o momento que foi finalizado por Dom Orlando Brandes, com a presença de radiodifusores, da diretoria da Rede Católica de Rádio (RCR), do prefeito de Aparecida (SP), Ernaldo Marcondes; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; e o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.

Em seguida, os participantes se dirigiram ao Centro de Reuniões Santo Afonso de Ligório para a solenidade de abertura e o começo do encontro. A mesa de composição contou com ainda com a diretoria da RCR, com Dom Orlando Brandes, Dom Devair Araújo da Fonseca (representando Dom Darci Nicioli, da Comissão para a Comunicação da CNBB), o prefeito de Aparecida, o governador de São Paulo; Padre Sérgio Gheller, representando a Signis Brasil; e Ir. Helena Corazza, uma das sócias fundadoras da RCR.

Nas palavras de abertura, Dom Darci Nicioli deu uma mensagem aos congressistas por meio de um vídeo ressaltando a relevância do rádio, o amor à comunicação, ao rádio, à evangelização, e falando principalmente de estar a serviço da comunicação numa cultura do encontro.

“Precisamos olhar para o futuro com amor e esperança. Radiofifusores, reflitam sobre a urgentíssima necessidade: é preciso caminhar com a Igreja”, afirmou.

Já a presidente da RCR, Angela Morais, agradeceu a presença de todos, à Irmã Helena Corazza, e também ao Frei Sebastião Benito Quaglio, presidente da Milícia da Imaculada no Brasil, referindo-se à Rede Milícia Sat.
“A minha fala hoje é de gratidão. Se estou hoje na presidência da RCR é porque essa rede [Milícia Sat], assim como todas as outras, acredita no trabalho em conjunto. Não é fácil, ninguém disse que seria fácil, mas nós estamos aqui e gostamos de desafios. Por isso ouvimos vocês e trouxemos neste Congresso os assuntos que vocês pediram. Então, nesses dois dias, desejo que possamos compartilhar, aprender com esse novo desafio da migração, do transmídia, das novas tecnologias, e a questão financeira”, disse.

Também Dom Orlando Brandes manifestou-se sobre a abertura do Congresso.

“Aprendi que primeiro vem a comunicação interpessoal e depois os meios de comunicação. Que nos conversemos bastante! Que a comunicação autenticamente católica ajude a recompor tudo aquilo que está quebrado, que vocês sejam os microfones de Deus comunicador, do evangelho e do Reino”, falou.

A importância do Congresso  – Em coletiva de imprensa após a solenidade de abertura, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, se expressou sobre a relevância do evento no momento atual da história.

“São mais de 200 rádios do Brasil inteiro prestando um serviço público imbatível e também cumprindo sua missão evangelizadora. Em tempos de mudança, na velocidade da mudança, o Congresso vem em boa hora pra debater os desafios do momento presente. Então é uma alegria participar. Quero deixar um abraço desejando um ótimo congresso e dando as boas vindas a todos que vieram de todo o Brasil para participar deste encontro”, declarou.

Durante toda a tarde de hoje haverá palestras sobre o potencial da audiência no rádio, ECAD, e criatividade em tempos de crise.

Fonte: Signis Brasil – Rede Católica de Rádio

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025