Diocese de Santo André

Peregrinação Diocesana reforça a fé Mariana

Como gesto concreto do Ano Mariano, a ser celebrado em todas as dioceses do Brasil, a Diocese de Santo André realizou a Peregrinação Diocesana à Capela Nossa Senhora do Pilar no último sábado de abril, dia 29, quando mais de oitenta ônibus chegaram em caravana a partir das cem paróquias. Na capela o bispo diocesano, Dom Pedro Cipollini presidiu a celebração a missa campal, às 10h30.

Antes disso, por mais de uma hora perto de 3.500 peregrinos percorreram o caminho que leva até a capela que tem sua sede na Avenida Santa Clara, s/nº no Bairro Santa Clara em Ribeirão Pires. Durante o percurso entoaram cantos, rezas e louvação.

Esta capela pertence territorialmente à Paróquia Santa Luzia, que tem o Padre Everton como seu pastor. Ribeirão Pires é a cidade de onde mais saíram jovens para o seminário diocesano. O prefeito Kiko demais autoridades do município também participaram do evento que contou com um Flash Mob feito pelos integrantes do Setor Juventude da Diocese.

Em sua homilia, Dom Pedro também enalteceu a figura de Maria. “Uma das bênçãos que temos é a proteção de Maria. Agradecemos a Deus por nos ter dado sua mãe. Maria é aquela que nos ajuda a caminhar na fé. Recordemos sempre de como ela é especial na história da salvação. Maria é a porta do céu, afinal, por ela passou nosso Salvador”.

O bispo nos contou que “Antes de a diocese ser criada, a nossa Mãe Maria já estava nestas terras nos ajudando. Esta capela foi erguida há 304 anos, quatro anos antes da imagem de Nossa Senhora Aparecida aparecer aos pescadores em 1717”. E por fim disse: “Vejo aqui grande número de mulheres participando da caminhada, da missa. A mulher tem uma grande importância em nossa Igreja. E Maria é a Mãe desta Igreja. Podemos também afirmar que somos uma Diocese Mariana, tantas são as paróquias e capelas que levam o seu nome como padroeira. Que Maria seja luz para o nosso Sínodo. Que ela nos ajude a caminhar pelo caminho que Deus escolheu para cada um de nós”.

História da capela

De acordo com registros históricos, a Igreja foi construída por Corrêa Lemos em cumprimento de promessa, por ter tido grave enfermidade curada. Em homenagem à Nossa Senhora do Pilar, Lemos ergueu a capela e trouxe da Espanha, uma imagem da Santa. Pesquisas indicam que a igreja, em taipas de pilão, com 40 cm de espessura, foi abençoada pelo Frei Pacífico no dia 25 de março de 1.714.

A partir da Capela, foi formado pequeno povoado às margens do rio Guapituba e próximo a sua nascente, que alguns denominavam de Geribatiba. Registros apontam que a construção da igreja ocorreu, inicialmente, entre 1.549 e 1.550, sofrendo posteriormente várias reformas e modificações.

Neste local ocorre anualmente, no início de maio, a festa que movimenta toda a cidade. Existem algumas versões para sua origem. Antigos moradores contam que a igreja foi escolhida como local para as comemorações do Dia do Trabalho, em 1º de maio. De acordo com registros da Cúria Metropolitana, José Obeda, morador de Santo André, em cumprimento a promessa, passou a organizar romarias em direção à Capela do Pilar.

Vale destacar que no ano de 2014, quando na 78ª edição da festa foi celebrado os 300 anos de sua construção, um patrimônio histórico e cultural da cidade, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.

Compartilhe:

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”

O trabalho invisível que revela o rosto de Cristo no irmão: a missão da Pastoral do Povo de Rua

Fiéis lotam Matriz Rosa para celebrar o padroeiro diocesano

Assembleia Diocesana de Catequese traça diretrizes o ano de 2025

Ordenação Diaconal: Seis Novos Servos para a Igreja