Diocese de Santo André

Bispo de Imola escolhe conhecer realidade das capelas distantes dos grandes centros

O Projeto Igrejas Irmãs, que nasceu da parceria entre as Dioceses de Imola e de Santo André termina no próximo mês. Realizado na periferia de São Bernardo do Campo, teve seu foco principal no entorno da Paróquia Jesus de Nazaré, na Vila São José. O bispo da cidade italiana, Dom Tommaso Guirelli está no Brasil, retribuindo a visita que Dom Pedro Cipollini realizou no ano passado, quando foram analisados os itens que finalizaram o programa. “É um projeto muito bonito e que chega ao fim após ter seu objetivo atingido. Foram criadas três paróquias e mais de 30 comunidades na região escolhida para sua atuação”, explica o bispo da Diocese de Santo André.

Dom Tommaso pediu para conhecer a realidade das capelas existentes longe dos grandes centros. Esta visita aconteceu durante toda a terça-feira (18/07). Após tomar café com a comunidade da Paróquia Jesus de Nazaré, partiram para Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. O dia terminou com a celebração de uma missa na própria igreja, da Vila São José, em São Bernardo.

O dia, marcado pela mais baixa temperatura do ano, não intimidou a comitiva formada, além dos bispos, Dom Pedro e Dom Guirelli, pelos sacerdotes: Padre Danielle Sierna, Padre Gabrielle Tondini, Padre Francesco Commissari e Padre Guilherme Sanches, que foram recepcionados pelo Padre Everton, responsável pela Paróquia Santa Luzia, no Bairro Santa Luzia em Ribeirão Pires.

O grupo percorreu o Jardim do Eucalíptos, onde é rezada uma missa por mês na Escola Municipal “Silvio Roberto Grecco” para oitenta moradores. Depois foram até Ouro Fino do Soma, conhecer o terreno onde será erguida a futura Capela Nossa Senhora das Graças, que hoje é abrigada em uma garagem cedida. Neste local, Dom Pedro se reencontrou com um menino de pouco mais de um ano, que no ano passado, durante as Visitas Pastorais, tinha recém nascido. “Ele cresceu, e ficou mais pesado”, disse ao pegá-lo no colo.

A Capela São José foi local da próxima visita. Instalada em um salão alugado, fica no KM 4 no Jardim Aprazível. De lá foram até a Capela Nossa Senhora Aparecida. Um solo sagrado construído há 106 anos. Fica no Ouro Fino. Ela passa por reforma total, inclusive com a troca do telhado que tinha 67 anos e ameaçava cair.

A Capela Nossa Senhora de Fátima fica no Bairro que tem o mesmo nome. Dali foram até a Capela Nossa Senhora Aparecida, na 4ª Divisão. Ela tem 63 anos, foi construída em 1954. Ali o casal Eledina e Benedito receberam as bênçãos de Dom Pedro, por comemorem naquele dia, 46 anos do sacramento do matrimônio.

A Capela Nossa Senhora Aparecida chama a atenção por sua beleza e grandes dimensões, podendo ser uma nova paróquia no futuro. Destacavam-se também os vitrais onde foram aplicados adesivos que passam tranquilamente por um trabalho artesanal finalizado.

A Capela Sagrado Coração de Jesus, no Jardim Iramaia, fica em uma sala na Escola Municipal Infantil Professor Francisco Lourenço de Melo. Um estudo foi apresentado à Prefeitura para que ceda uma parte do loteamento para ser erguida a capela. E por fim o grupo esteve na Capela Nossa Senhora do Pilar, a mais antiga de toda a Diocese de Santo André.

Na parte da tarde, já em Rio Grande da Serra, a comitiva foi recepcionada pelo Padre Rogério e Padre Zeca, pároco e vigário da Paróquia São Sebastião. Lá também se encontraram com Padre Joaquim que se convalesce de uma operação no coração, ocorrida há apenas três semanas.

As visitas foram feitas na Capela Sagrado Coração de Jesus na Vila Niwa. E também nas proximidades, a Capela Cristo Rei. Depois a Capela Nossa Senhora das Graças, que fica no alto de uma enorme escadaria. A Capela São Joaquim na Vila Lopes, onde os fiéis contaram muitas histórias, com muito carinho, de Padre José Pisoni. Também estiveram na Capela São José, no Parque Indaiá e na Capela São Francisco de Assis, no Bairro Santa Tereza.

O dia também foi marcado pela visita a Prefeitura de Rio Grande da Serra, quando se avistaram com prefeito Maranhão e sua equipe de governo. Dom Pedro abençoou as instalações e a todos que ali trabalham: “Que seu governo receba a força que vem de Deus”.

Já na Paróquia São Sebastião, o grupo de religiosos participou da oração das Vésperas, encerrando a jornada.

 

Confira as fotos: https://www.flickr.com/photos/diocesesa/with/35901678842/

Compartilhe:

Dom Pedro envia mensagem sobre participação no Sínodo dos Bispos

IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo!

Assembleia Eclesial do Regional Sul 1: Reflexões Pastorais e Desafios Atuais

Mês da Bíblia é marcado pelo Festival Bíblico-Catequético nas dez foranias da Diocese de Santo André

nomeacoes

Provisões – 25/09/2024

Encontro Diocesano de Professores reflete sobre missão e acolhida no contexto educacional

Diocese de Santo André encerra a peregrinação das relíquias de São Vicente de Paulo na catedral diocesana

Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado discute ações pastorais e prepara o 9º Plano Diocesano de Pastoral

nomeacoes

Nomeações e Decretos – 22/09/2024

Retiro anual do clero reflete: “O Padre: Discípulo de Cristo”