O mês de outubro começa com a comemoração de Santa Teresinha do Menino Jesus, que é reconhecida pela Igreja, como a padroeira das missões. A primeira atitude do missionário deve ser a mansidão. O anúncio da Boa Nova é um anúncio de paz, que leva aos mais necessitados a misericórdia que vem do Senhor. Deus que é Pai das Misericórdias enviou o seu próprio Filho para evangelizar os pobres, sarar os de coração contrito, anunciar o ano da graça e levar a salvação a todos os povos.
“O Mês das Missões deve lembrar a cada um de nós, que é missão de todo batizado ser evangelizador. Não é cristão de verdade quem não fala de Cristo e da Igreja. O Batismo nos faz “membros do Corpo de Cristo”, a Igreja, e assim, participantes de Sua Missão de salvar o mundo, levando-o para Deus, por meio da vivência dos ensinamentos de Jesus.” (Prof. Felipe Aquino)
Outubro também é o mês de Nossa Senhora, a mais santa de todas as mulheres. Falando tão pouco e de modo tão suave, ela dizia tudo no silêncio de seu coração. Nossa mãe Maria quer os cristãos unidos e solidários como uma grande família… Quem medita e conhece o Evangelho sabe que Jesus e Maria nutriam especial predileção pelo silêncio, pelos lugares desertos. Silêncio é terapia, calmante, reconforto, reabastecimento psicológico, físico e espiritual. Uma Igreja em missão é de responsabilidade de todo cristão. Deixe que o Senhor te guie!
Quem somos?
A “Comunidade São Pio de Pietrelcina – Casa de Alivio ao Sofrimento”, designada simplesmente “Comunidade Pe. Pio”, fundada em 18/04/2009, é uma associação civil, de cunho religioso, âmbito nacional e Utilidade Pública Federal, sem fins lucrativos, de caráter educacional, assistencial, beneficente e cultural, com prazo de duração indeterminado, com sede na Estrada da Xiboca, 12 – Zanzala – Distrito de Riacho Grande em São Bernardo do Campo.
Nosso carisma é acolher, porque acolher um ser humano é acolher uma promessa. “Porque se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá”. – Salmo 26.10
Traduzimos o carisma desta comunidade na acepção da palavra, acolhemos irmãos em situação de rua, onde sua dignidade e originalidade estão perdidas, seres que já não sabem mais se humanos são, seres marcados pela auto violência que estão no ponto cume de sua fragilidade.
Comunidade São Pio de Pietrelcina é “Comunidade de acolhimento”. Nossos membros (missionários, consagrados e leigos) doam suas vidas, seus corações e suas ações aos irmãos acolhidos em situação de rua, que buscam a restauração, para isso, oferecemos uma oportunidade organizada e estruturada, para que cada um possa se ajudar através do seu esforço e persistência a reencontrar a própria dignidades.
Texto de Rogério Melo – CPP – Missionário da Igreja Católica