Diocese de Santo André

Descubra por que a Igreja Católica celebra outubro como mês das missões

O mês de outubro começa com a comemoração de Santa Teresinha do Menino Jesus, que é reconhecida pela Igreja, como a padroeira das missões. A primeira atitude do missionário deve ser a mansidão. O anúncio da Boa Nova é um anúncio de paz, que leva aos mais necessitados a misericórdia que vem do Senhor. Deus que é Pai das Misericórdias enviou o seu próprio Filho para evangelizar os pobres, sarar os de coração contrito, anunciar o ano da graça e levar a salvação a todos os povos.

“O Mês das Missões deve lembrar a cada um de nós, que é missão de todo batizado ser evangelizador. Não é cristão de verdade quem não fala de Cristo e da Igreja. O Batismo nos faz “membros do Corpo de Cristo”, a Igreja, e assim, participantes de Sua Missão de salvar o mundo, levando-o para Deus, por meio da vivência dos ensinamentos de Jesus.” (Prof. Felipe Aquino)

Outubro também é o mês de Nossa Senhora, a mais santa de todas as mulheres. Falando tão pouco e de modo tão suave, ela dizia tudo no silêncio de seu coração. Nossa mãe Maria quer os cristãos unidos e solidários como uma grande família… Quem medita e conhece o Evangelho sabe que Jesus e Maria nutriam especial predileção pelo silêncio, pelos lugares desertos. Silêncio é terapia, calmante, reconforto, reabastecimento psicológico, físico e espiritual. Uma Igreja em missão é de responsabilidade de todo cristão. Deixe que o Senhor te guie!

Quem somos?

A “Comunidade São Pio de Pietrelcina – Casa de Alivio ao Sofrimento”, designada simplesmente “Comunidade Pe. Pio”, fundada em 18/04/2009, é uma associação civil, de cunho religioso, âmbito nacional e Utilidade Pública Federal, sem fins lucrativos, de caráter educacional, assistencial, beneficente e cultural, com prazo de duração indeterminado, com sede na Estrada da Xiboca, 12 – Zanzala – Distrito de Riacho Grande em São Bernardo do Campo.

Nosso carisma é acolher, porque acolher um ser humano é acolher uma promessa. “Porque se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá”. – Salmo 26.10

Traduzimos o carisma desta comunidade na acepção da palavra, acolhemos irmãos em situação de rua, onde sua dignidade e originalidade estão perdidas, seres que já não sabem mais se humanos são, seres marcados pela auto violência que estão no ponto cume de sua fragilidade.

Comunidade São Pio de Pietrelcina é “Comunidade de acolhimento”. Nossos membros (missionários, consagrados e leigos) doam suas vidas, seus corações e suas ações aos irmãos acolhidos em situação de rua, que buscam a restauração, para isso, oferecemos uma oportunidade organizada e estruturada, para que cada um possa se ajudar através do seu esforço e persistência a reencontrar a própria dignidades.

Texto de Rogério Melo – CPP – Missionário da Igreja Católica

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André