Mensagem de Dom Pedro por ocasião do dia do padre

Jesus chamou discípulos e entre eles escolheu os apóstolos. Hoje, primeiro domingo do mês vocacional, lembramos com carinho os ministros ordenados, ou seja, aqueles que receberam o sacramento da Ordem: diáconos, presbíteros e bispos.
A vocação ao ministério ordenado na Igreja visa inserir o que foi chamado nesta missão de servir o povo de Deus. A palavra chave para compreendermos o ministério ordenado é “SERVIÇO”. Sem esta compreensão, o ministério torna- se busca de status, poder e dinheiro.
Está foi a tentação dos doze apóstolos antes da vinda do Espírito Santo, que após Pentecostes os iluminou. Mas como compreender corretamente o chamado ao ministério ordenado na Igreja? Primeiro, torna-se necessário um encontro vivo, persuasivo e decisivo com Jesus (cf. DAp 290). Não se pode se entregar à missão de seguir Jesus de forma tão empenhada, somente por uma decisão pessoal, por uma idéia ou admiração. É a experiência de Jesus que capacita para ouvir e decidir segui- lo entregando a vida. Só por amor a Jesus alguém poderá dar a vida pelo rebanho. Para que alguém se dedique ao ministério ordenado, é preciso ser atraído por Jesus, estar vinculado a ele, ter intimidade com ele e decidir segui-lo por toda a vida.
Ser bispo, sacerdote ou diácono é ser um amigo íntimo de Jesus. Somente o amigo ouve a voz do Amigo Jesus e conseguirá assumir o estilo de vida dele assemelhando-nos se em tudo a Ele. A Igreja precisa de sacerdotes santos e sábios.
Capazes de levar Jesus aos outros porque o levam no coração! Aproveito para agradecer a todos os padres e diáconos de nossa querida diocese pelo trabalho e pelo empenho na missão. O povo os ama! E, ao povo, rezem sempre pelos sacerdotes e pelos diáconos de suas comunidades. “Pedi, pois, ao dono da messe que envie operários” (Mt 9,38).

Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo Diocesano de Santo André