Pastoral da Criança realiza 2º Encontrão de Formação para Líderes neste sábado (3)

A Pastoral da Criança da Diocese de Santo André realiza neste sábado (03/08), o 2º Encontrão de Formação para Líderes 2019, das 8h30 às 12h, na Igreja Matriz de Rio Grande da Serra – Paróquia São Sebastião, na Avenida Francisco Morais Ramos, 40 – Centro, perto da estação da CPTM da cidade rio-grandense-da-serra.

Nesta atividade, participam os líderes, apoios, coordenadores paroquiais, comunitários e regionais das regiões pastorais Mauá e Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra.

8º Plano de Pastoral

Em sintonia com os itinerários de formação para a missão do 8º Plano Diocesano de Pastoral, o objetivo do encontrão de líderes, além de promover o encontro entre as regiões, visa a formação espiritual, pessoal e missionária dos líderes para que possam atuar nas comunidades onde vivem, com mais alegria e entusiasmo.

“Os líderes vão ao encontro de famílias, gestantes e crianças de 0 a 6 anos de idade levando conhecimento sobre alimentação saudável e cuidados para um bom desenvolvimento infantil. Esse é o jeito da Pastoral da Criança levar Jesus a quem ainda não o conhece”, explica a coordenadora diocesana do organismo de ação social, Maria Gomes.

A motivação para a missão é o principal resultado esperado deste encontrão.

Atuação na Diocese

A Pastoral da Criança atua na promoção da vida, conforme mostra o lema: “Para que todos tenham vida e a tenha em abundância”, combatendo a mortalidade infantil por diversas causas, que ocorrem em sua grande maioria dentro dos primeiros 30 dias de vida.

As atividades na Diocese de Santo André tiveram início em agosto de 1987, ou seja, há 32 anos na comunidade Rainha dos Mártires, da Paróquia Imaculada Conceição, no município de Mauá. O trabalho continua crescendo nas periferias da Diocese e muitos líderes estão atuando em favor da vida.

Atualmente, a Pastoral na Diocese de Santo André conta com 406 líderes e 877 voluntários – totalizando 1.283 voluntários –, atuando em 101 comunidades de 52 paróquias, acompanhando 4.674 famílias, num total de 4.386crianças, de 0 a 6 anos, e média mensal de 288 gestantes acompanhadas.

Confira a programação do 2º Encontrão de Líderes:

8h30: Café

9h:  Oração inicial e Formação com o Pe. Rudnei Sertorio – assessor diocesano da Pastoral da Criança

9h45: Apresentação das Paróquias

10h10: Os primeiros mil dias e a nossa Saúde. Palestra com Maria Gomes –coordenadora diocesana da Pastoral da Criança

10h40: Alimentação Saudável. Palestra com Roseli – capacitadora de Alimentação e Hortas

11h20: Vídeo sobre Desenvolvimento Infantil. Keli – Multiplicadora de Brinquedos e Brincadeiras.

12h: Encerramento