Reunindo cerca de 300 pessoas, a Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Santo André celebrou 13 anos de atuação no Grande ABC e 15 anos de criação da organização comunitária a nível nacional. O encontro aconteceu Paróquia São Judas Tadeu, no Bairro Campestre, em Santo André. As atividades tiveram início durante a manhã com o momento de oração conduzido pelo assessor diocesano da Pastoral da Pessoa Idosa, Pe. Miguel Frutuoso. Após a pausa para o café, os participantes refletiram sobre a palavra do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, deixando uma mensagem de encorajamento e incentivo para os agentes pastorais se fortalecerem na missão.
“Precisamos nos preocupar com a qualidade de vida da pessoa idosa. Que não seja somente material, mas também espiritual. Que o idoso no estágio da sua vida, quantas vezes focamos nas dificuldades de relacionamento, na questão do abandono. A solidão é uma das pragas da cidade”, relata. “Porém, a Pastoral da Pessoa Idosa ajudará o idoso a descobrir muitos aspectos novos e positivos dessa idade. E uma das coisas positivas é ensinar a pessoa idosa a conviver com a solitude, quando a pessoa aprende a aproveitar o tempo que tem, o estar só, para meditar, refletir, entrar dentro de si, onde Deus habita no coração do ser humano”, complementa Dom Pedro.
Integração e espiritualidade
Logo depois, um show de dança do Grupo Magia Cigana, do Centro de Referência do Idoso, animou o público presente de líderes e coordenadores pastorais de dioceses da Sub-Região Pastoral SP II da CNBB, como Santo André, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Campo Limpo e Santos. Ainda antes do almoço, os coordenadores diocesanos, paroquiais e comunitários realizaram uma breve apresentação dos trabalhos realizados ao longo do ano, seguida de dinâmica com o Pe. Miguel.
“Temos resultados positivos dentro de nossa diocese, em conjunto com as outras dioceses, ou seja, o trabalho está rendendo frutos. Uma alegria muito grande esse evento de celebração dos 13 anos da pastoral diocesana e dos 15 anos de atuação no Brasil”, avalia o assessor diocesano, Pe. Miguel.
“Pedir a Deus que fortalece cada vez mais aos nossos padres para que ao convite, que possam nos ajudar a conseguir mais líderes para a nossa messe”, conclama Leonilda, da Paróquia São Benedito, em São Bernardo.
“Apesar de todas as dificuldades que encontramos ao longo da jornada, também colhemos muitos frutos e alegrias com o nosso trabalho”, sintetiza Marcos, da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, em São Caetano.
Balanço
Segundo a coordenadora diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, Ivone Ferrari, a pastoral está presente em 23 paróquias e quase 30 comunidades. Possui o cadastro e a visitação de cerca de 1,3 mil idosos, além de palestras e encontros formativos com especialistas informando sobre a prevenção, os cuidados com a saúde, a prática de atividades físicas, a vida social e o combate à violência. No início da tarde, o assessor diocesano do Setor Inclusão, Pe. Cláudio Pereira dos Santos, promoveu um momento de espiritualidade acompanhado de música. Ainda durante o período vespertino, médicos voluntários explicaram sobre as atividades desenvolvidas por meio de palestras e visitas nas casas. A missa de encerramento foi presidida pelo vigário geral da Diocese de Santo André e pároco anfitrião, Ademir Santos de Oliveira.