Rio Grande da Serra recebe Celebração Eucarística para ministros

Com o objetivo de promover a unidade e a comunhão da Igreja Católica no Grande ABC, a “Celebração Eucarística: Caminho Catequético, Litúrgico e Mistagógico” para coordenadores e ministros extraordinários completa o itinerário pelas dez regiões pastorais da Diocese de Santo André. A 10ª edição deste encontro acontece na manhã do sábado (23/11), às 9h, Região Pastoral Ribeirão Pires- Rio Grande da Serra (Igreja Matriz de Rio Grande da Serra – Paróquia São Sebastião – Avenida Francisco Morais Ramos, 40 – Centro).
A formação itinerante, que dura cerca de três horas e aborda todos os ritos da missa, já foi realizada nas três regiões de São Bernardo (Centro, Anchieta e Rudge Ramos), São Caetano, Diadema, Mauá e três regiões de Santo André (Centro, Leste e Utinga).
De acordo com o assessor da Comissão Diocesana dos Ministérios Extraordinários, padre Gonise Portugal, a ideia dessa celebração de formação foi motivada pelo 8º Plano Diocesano de Pastoral, a fim de que todas as 105 paróquias e mais de 250 capelas e comunidades tenham a mesma comunicação nas missas, com o objetivo de aprofundar a linguagem litúrgica, o zelo pela eucaristia, por todos os sacramentos da igreja, pelos ministérios extraordinários, o bom decoro das celebrações e o canto litúrgico.

“As iniciativas e esforços de nossas lideranças de mudar e abolir alguns exageros tem surtido efeitos em cada região, mas ainda tem muito a ser modificado. Sem muito alarde. É no silêncio, no trabalho, no diálogo, na fraternidade e na caridade que conseguiremos mudar. Todos nós precisamos crescer sempre e o crescimento é gradativo”, elucida o pároco da Paróquia Santa Maria, no Bairro Demarchi, em São Bernardo.

8º Plano de Pastoral
A Celebração Eucarística: Caminho Catequético, Litúrgico e Mistagógico para coordenadores e ministros extraordinários atende, principalmente, aos itinerários 1,2 e 3 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, que trazem ações voltadas à cultura e espiritualidade do acolhimento.
Aborda a convivência e oração comunitária; oferece formação para o discipulado com o objetivo de proporcionar um Itinerário de vivência com Jesus; e traz ações que buscam a conversão para o acolhimento por meio do fortalecimento das estruturas para bem acolher.