Diocese de Santo André

Por uma Igreja em saída, Dom Pedro percorre comunidades da Diocese

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Em sintonia com as prioridades elencadas pelo Sínodo Diocesano e alinhado com o discurso do Papa Francisco de a Igreja estar mais próxima das periferias existenciais, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, prossegue as visitas pastorais nas capelas e comunidades das dez regiões pastorais objetivando conhecer a realidade nos bairros mais distantes da região central.

Dom Pedro afirma que a prática de uma Igreja permanentemente acolhedora e missionária deve ser protagonizada como uma missão diária, do diálogo e da escuta, a fim de contribuir na construção de uma sociedade justa e igualitária. As três comunidades visitadas no último fim de semana receberam pela primeira vez, em décadas de existência, a presença de um bispo.

Implementada em 2016, a iniciativa foi retomada no dia 26 de janeiro, quando o pastor da Igreja Católica no Grande ABC presidiu missas e dialogou com o povo das comunidades da Sagrado Coração de Jesus, no Jardim Irene, e da São João Batista, na Vila João Ramalho, ambas pertencentes à Paróquia Mãe de Deus e dos Órfãos, na Região Santo André – Leste.

Nos dias 21 e 23 de fevereiro, Dom Pedro esteve respectivamente nas comunidades Nossa Senhora da Esperança e Sagrada Família, no Jardim Santo André, continuando o circuito na área da Paróquia Mãe de Deus e dos Órfãos. O pároco Pe. Alessandre Benedito e o vigário paroquial Pe. Geraldinho acompanharam as visitas do bispo.

Nossa Senhora da Esperança

A história da Capela Nossa Senhora da Esperança é quase cinquentenária, sendo fundada entre os anos de 1973 e 1974, até depois mudar o local para o final da Rua dos Missionários até 2016, quando foi demolida para a construção do CDHU. A partir daí a comunidade se reúne para rezar e celebrar a Santa Missa na casa do Sr. Alceu e Dona Zenaide, na Rua dos Missionários, nº 301, onde aconteceu a celebração presidida pelo bispo, na noite de sexta.

Sagrada Família

Já a Capela Sagrada Família foi construída em agosto de 2003 e a inauguração da nova capela aconteceu no dia 28/04/2006, com um salão para reuniões e salas para aulas de catequese, conforme informações da coordenadora da comunidade, Maria, sendo fundada pelo Pe. Atílio Taricco e com a presença do ministro Jorge Souza celebrando o culto da palavra e contribuição da religiosa Irmã Ana Maria, do Colégio Coração de Jesus, de Santo André. Foi neste local que Dom Pedro presidiu a Santa Missa, na manhã de domingo.

Beato Batista Scalabrini

E na noite do dia 22 de fevereiro foi a vez da Capela Beato Batista Scalabrini, situada no Bairro Dois Melros e pertencente  Paróquia Matriz São José, em Ribeirão Pires, receber a presença de Dom Pedro. O espaço religioso é uma homenagem ao fundador da Congregação dos Missionários Scalabrinianos – com presença centenária no Grande ABC – acolhendo os imigrantes de várias cidade e países. O pároco Pe. Ricardo José Guesser concelebrou a missa e acompanhou a visita.

Após a Eucaristia, houve um momento de partilha com a comunidade, onde Dom Pedro conheceu um pouco mais da história e da realidade pastoral da comunidade. Por fim, uma simples confraternização selou a esperada visita.

Balanço

Em quatro anos e meio, Dom Pedro já percorreu todas as 106 paróquias e realizou visitas pastorais em 177 das 256 comunidades e capelas da Diocese de Santo André. No ano de 2016, o bispo promoveu os encontros em todas as regiões pastorais, ao visitar as residências, hospitais, asilos, comércios, empresas, órgãos públicos e delegacias de polícia. Em 2018, ele iniciou as visitas pastorais nas capelas e comunidades, integrando momentos de espiritualidade, conhecendo as diferentes realidades das cidades da região e dialogando com os fiéis e moradores dos bairros.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe:

Nota sobre o Halloween de Dom Julio Endi Akamine

Fiéis Defuntos: Missas nos cemitérios das sete cidades

Paróquia Santo Antônio celebra dedicação da igreja

“O dom do serviço como reflexo da Trindade” inspira retiro dos Diáconos Permanentes

Vigília Diocesana reúne juventude na catedral para uma noite de oração, louvor e escuta

Nove candidatos ao diaconato permanente recebem Ministérios de Leitor e Acólito, na catedral diocesana

Diocese de Santo André participa do 26º Interdiocesano das CEBs – Sub SP

Homilia – Ordenação Presbiteral do Diác. Lucas Cordeiro Santos da Ordem dos Clérigos Regulares Somascos

Dom Pedro ordena o religioso Lucas Cordeiro Santos presbítero na Paróquia Santo André

Nota de pesar – Diocese de Santo André