Diocese de Santo André

Paróquia Santa Gemma Galgani celebra Jubileu de Ouro

A Paróquia Santa Gemma Galgani de Santo André comemora 50 anos de fundação nesta sexta-feira (24/04). No entanto, em razão da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, a celebração desta data acontecerá apenas virtualmente, uma vez que decreto do bispo diocesano orienta a não realização de missas com a presença de fiéis. O templo católico fica localizado na Rua Paulino de Lima, 40 – Jardim Ana Maria, na cidade andreense.

O atual pároco é o Pe. Frei Josemar Bertes Machado, da Ordem dos Frades Menores Conventuais, que assumiu a paróquia em fevereiro de 2018.

Aos finais de semana, as missas são realizadas aos domingos, às 7h30, 9h30 e 18h30. Em razão da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, as celebrações não são realizadas com a presença de fiéis, de acordo com orientação das autoridades civis e sanitárias, bem como prevê o decreto do bispo diocesano. Mais informações na secretaria paroquial: 4975-1585.

Um pouco da história

 A Paróquia Santa Gemma Galgani nasceu em meio à época da ditadura militar, após a instituição do AI5, e pouco antes do tricampeonato mundial da seleção canarinho de futebol, considerada por muitos, a melhor de todos os tempos. Em 50 anos de história, um nome foi fundamental para o nascimento e crescimento da paróquia e sua comunidade, na região do Segundo Subdistrito andreense: Frei Luiz Favaron, que atuou na administração da igreja durante 35 anos, ou seja, mais da metade da trajetória paroquial, além da Casa de Acolhida e na creche da Cidade dos Meninos, no Parque Novo Oratório.

Assim como atualmente, o período de tempos difíceis ajudou a moldar a identidade da paróquia, que assumia junto ao protagonismo da Igreja na sociedade, a evangelização, a defesa dos direitos do povo, o trabalho pela educação, na luta pela inclusão social e mais políticas públicas para o cidadão, na construção de uma sociedade juta e igualitária. Neste sentido, pastorais sociais como a Operária e CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) surgiram neste período. Esse engajamento permanece como uma das grandes marcas desse local batizado com o nome da santa italiana, a padroeira e especial protetora dos farmacêuticos.

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André