A Paróquia Santa Gemma Galgani de Santo André comemora 50 anos de fundação nesta sexta-feira (24/04). No entanto, em razão da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, a celebração desta data acontecerá apenas virtualmente, uma vez que decreto do bispo diocesano orienta a não realização de missas com a presença de fiéis. O templo católico fica localizado na Rua Paulino de Lima, 40 – Jardim Ana Maria, na cidade andreense.
O atual pároco é o Pe. Frei Josemar Bertes Machado, da Ordem dos Frades Menores Conventuais, que assumiu a paróquia em fevereiro de 2018.
Aos finais de semana, as missas são realizadas aos domingos, às 7h30, 9h30 e 18h30. Em razão da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, as celebrações não são realizadas com a presença de fiéis, de acordo com orientação das autoridades civis e sanitárias, bem como prevê o decreto do bispo diocesano. Mais informações na secretaria paroquial: 4975-1585.
Um pouco da história
A Paróquia Santa Gemma Galgani nasceu em meio à época da ditadura militar, após a instituição do AI5, e pouco antes do tricampeonato mundial da seleção canarinho de futebol, considerada por muitos, a melhor de todos os tempos. Em 50 anos de história, um nome foi fundamental para o nascimento e crescimento da paróquia e sua comunidade, na região do Segundo Subdistrito andreense: Frei Luiz Favaron, que atuou na administração da igreja durante 35 anos, ou seja, mais da metade da trajetória paroquial, além da Casa de Acolhida e na creche da Cidade dos Meninos, no Parque Novo Oratório.
Assim como atualmente, o período de tempos difíceis ajudou a moldar a identidade da paróquia, que assumia junto ao protagonismo da Igreja na sociedade, a evangelização, a defesa dos direitos do povo, o trabalho pela educação, na luta pela inclusão social e mais políticas públicas para o cidadão, na construção de uma sociedade juta e igualitária. Neste sentido, pastorais sociais como a Operária e CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) surgiram neste período. Esse engajamento permanece como uma das grandes marcas desse local batizado com o nome da santa italiana, a padroeira e especial protetora dos farmacêuticos.