Diocese de Santo André

Páscoa: morrer para o pecado e renascer para uma vida nova

“Cristo ressuscitou! Aleluia! Nesse Domingo de Páscoa celebramos a nossa fé na união em torno de Jesus, vitorioso sobre a morte e sobre o mal. No dia em que celebramos a vitória de Cristo, portanto, também nos somos convidados a morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova.”

A mensagem do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini ressoou nos corações dos fiéis da Diocese de Santo André durante a celebração da Ressurreição de Jesus Cristo, o núcleo de nossa fé e dia da alegria perfeita, na manhã de domingo (12/04), pela internet, diretamente de sua residência episcopal.

Sem a realização de missas com a presença de fiéis e priorizando o isolamento social, em razão da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, o pastor da Igreja Católica no Grande ABC destacou que o momento exige reflexão sobre como a sociedade se comportará nos próximos meses após o controle da doença. “Há muitas preocupações com a saúde, o desemprego, a situação econômica, mas nossa vamos superar tudo, com a prática do amor cristão que é fraternidade e a solidariedade. Queremos um mundo novo, não dominado pelo econômico, PIB mercado, mas dominado pela busca do bem comum, vencendo os desafios”, comenta.

Carta Pastoral

Dom Pedro também recordou a Carta Pastoral “Fé e Coragem” divulgada no sábado (11/04) e endereçada ao povo cristão das sete cidades do ABC. “É uma palavra do pastor que deseja animar o rebanho neste tempo de pandemia e pontuar questões importantes para a nossa vida de fé e da Igreja Diocesana. Que vocês possam acolher essa carta como uma preocupação minha para com todos”, ressalta.

Ano Vocacional

Antes da benção final para todos e todas, Dom Pedro ainda convidou os internautas a rezarem com ele, a oração pelo Ano Vocacional Diocesano, relembrando a iniciativa inédita na Diocese com o objetivo de incentivar novas vocações a acolherem o chamado de Deus. “Nossos padres, diáconos seminaristas, religiosos e religiosas continuem felizes nessa vocação de anunciar e viver o mistério pascal. Essa esperança firme que vivamos a plenitude da vida que Jesus nos dá”, destaca.

Na terça-feira (07/04) da Semana Santa, o bispo diocesano participou de um diálogo virtual com os seminaristas das três casas de formação (Propedêutico, Filosofia e Teologia). “Conversamos sobre um tema de espiritualidade. Também dirigimos uma palavra de fé aos nossos reitores. Os seminaristas estão firmes com o desejo de continuar nessa missão. Na alegria pascal oremos por todas a vocações que testemunham a vida em Cristo”, complementa.

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco

Domingo da Ressurreição: representantes das 106 paróquias recebem os Santos Óleos durante Missa presidida por Dom Pedro na Catedral

Vigília Pascal reúne fiéis na Catedral e anuncia a vitória da vida sobre a morte

A Cruz, sinal do amor que salva: fiéis vivem a Sexta-feira Santa em profunda oração

“Cuidar da fonte”: bispo reflete sobre a vocação consagrada durante Vigília Eucarística da Sexta-feira Santa

Na noite em que o amor se ajoelha, Dom Pedro recorda: “Quem comunga, não pode viver para si”

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Missa Crismal 2025 reúne clero e fiéis na Catedral e renova a esperança da Igreja diocesana