O último dia do Tríduo Pascal acontece neste sábado (11/04) com a realização da Vigília Pascal, às 18h, que será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, diretamente de sua residência episcopal, e transmitida pelo facebook da Diocese de Santo André. Clique aqui
As celebrações em todas as paróquias continuam seguindo as orientações da Diocese, médicos especialistas e das autoridades governamentais e sanitárias para que os fiéis acompanhem a programação de suas casas. A fim de evitar aglomerações devido ao avanço da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, no Brasil, as procissões e encenações da Paixão de Cristo não acontecerão neste ano.
É considerada a celebração mais importante do calendário litúrgico cristão, tanto que recebe o título de Mãe de todas as vigílias, por ser a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus. É também conhecida como celebração do Sábado de Aleluia, com velas, leituras sobre o plano de salvação de Deus, Batismo e Eucaristia.
“Um grande silêncio reina sobre a Terra. Um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio porque o Rei está dormindo; a Terra estremeceu e ficou silenciosa, porque o Deus feito Homem adormeceu e acordou os que dormiam havia séculos. Deus morreu na carne e despertou a mansão dos mortos.”
(Homilia no Sábado Santo (séc IV), de um autor grego desconhecido – Da Liturgia das Horas – II leitura do Sábado Santo.)