Diante da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, que atinge o Brasil nos últimos meses, a Pastoral da Criança da Diocese de Santo André é mais um movimento diocesano a se reinventar durante o período de quarentena que exige o isolamento social para evitar a proliferação da doença e salvar vidas. Para isso, uma das inovações é a utilização do aplicativo “Visita Domiciliar”, como meio de comunicação das coordenadoras, líderes e famílias que atendem neste momento de crise econômica e sanitária.
Lançado no dia 25 de março deste ano pela Pastoral da Criança, a nível nacional, o App Visita Domiciliar, um material de “E-capacitação” sobre coronavírus, com informações específicas e atualizadas, oferece capacitação, formação, apoio e uma maneira simples, prática e eficaz de auxiliar as famílias, no cuidado com seus filhos sobre temas de saúde, nutrição, desenvolvimento infantil, brinquedos e brincadeiras, levando, sobretudo, informação sobre os cuidados e prevenção em meio ao isolamento social, assim como para as pessoas que trabalham em serviços essenciais. “Todas as atividades que eram realizadas presencialmente, exceto o peso, estamos desenvolvendo por meio da comunicação, pelas redes sociais, WhatsApp e gravação de vídeos. O aplicativo Visita Domiciliar é atualizado com todas as atividades e ações”, avisa a coordenadora diocesana da Pastoral da Criança, Maria Gomes.
“Excepcionalmente, no momento, estamos fazendo visitas pelo aplicativo, recebendo quase que diariamente mensagens no correio desse aplicativo, além do link E-Capacitação que habilita, informa todos que instalaram no celular, inclusive o combate ao coronavírus e compartilhados com o maior número de famílias. Os dados são retirados do site do Ministério da Saúde e incluídos no nosso aplicativo”, enfatiza Maria Alice, atualmente suplente e que assumirá em junho, a coordenação diocesana da Pastoral da Criança. Para baixar o aplicativo basta acessar o ícone Play Store e digitar “Visita Domiciliar”. O app é gratuito.
Orientações e solidariedade
Maria Alice ainda conta que as famílias têm opções de confeccionar brinquedos com material reciclável, brincadeiras com materiais disponíveis em qualquer lar, além das receitas saudáveis, simples e fáceis para fazer junto com as crianças acompanhadas.
“Essas atividades ocupam o tempo delas e se divertem ao lado dos pais nesse período de isolamento social, podendo ser utilizados pós-pandemia”, ressalta. A Pastoral da Criança também colabora com ações de solidariedade, principalmente na ajuda às famílias de baixa renda, que necessitam de apoio urgente, como alimentos, fraldas, produtos de limpeza e higiene pessoal. Em visitas específicas, as representantes pastorais tomam todas as precauções necessárias, com uso de máscaras, luvas e álcool em gel. Para doações, os líderes e coordenadores paroquiais podem entrar em contato pelos telefones: 99763-2948 (Maria Gomes) e 98152-0856 (Maria Alice). A iniciativa está em sintonia com o Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André.
Momento de oração
Toda quarta-feira, às 10h, a equipe diocesana, coordenadores paroquiais e líderes se reúnem virtualmente para rezar pelas famílias, pela igreja, pelos profissionais da área da saúde, para que esse momento de pandemia passe o mais rápido possível e que Deus fortaleça as forças espirituais, trazendo fé, coragem e esperança neste momento. Os capacitadores também estão se reunindo pelo Skype iniciando com a espiritualidade, esclarecendo dúvidas e aprimorando conhecimentos até que, no momento oportuno, as reuniões presenciais retornem ao cronograma anual de atividades.”Nossa referencial de missão está preparando uma turma nova de coordenadores paroquiais que irão fazer sua formação pelo aplicativo, onde se encontra a capacitação pessoal. A pessoa vai estudando os temas e respondendo as questões. Primeiro faz um teste, depois a avaliação. Para conseguir chegar ao objetivo deverá acertar pelo menos 70% das questões. O capacitador de missão e gestão finaliza tirando as dúvidas. Neste momento será online”, explica Maria Gomes.