Movimento Familiar Cristão: 65 anos de caminhada e os desafios atuais

Desde o início da quarentena na segunda quinzena de março, em decorrência da pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, a Diocese de Santo André já realizou uma série de matérias e reportagens com 56 pastorais, movimentos e grupos diocesanos (dados contabilizados até o dia 21 de julho).

Essa iniciativa enfatiza que, mesmo com a ausência de atividades com presença de público, a Igreja Católica no Grande ABC tem procurado incentivar a realização de transmissões online, telefonemas e bate-papos por videoconferências como forma de adaptar as ações e demonstrar unidade diocesana.

O convidado desta terça-feira (21/07) é José Carlos, que coordena ao lado da esposa Janete, o Movimento Familiar Cristão na Diocese de Santo André. Acompanhe o bate-papo:

1 – Primeiramente, resuma a atuação do Movimento Familiar Cristão.

O Movimento Familiar Cristão está celebrando 65 anos de caminhada. Está espalhado por todo o Brasil e América Latina. Temos aproximadamente 10,8 mil integrantes por todo o Brasil e o nosso principal objetivo é a promoção e o bem-estar da família.

2 – Quais atividades do Movimento Familiar Cristão têm ocorrido durante o isolamento social?

Realizamos durante a quarentena os encontros virtuais mensalmente que são reuniões de grupos que acontecem uma vez por mês; celebramos 65 anos do MFC no Brasil pela Rede Vida de Televisão; terços online, que chamamos de terço dos amigos; reunião de coordenadores nível nacional; o nosso Festival de Arte e Cultura; nosso webinário que apresenta o MFC por todo o Brasil e atividade presencial estamos trabalhando numa campanha de cestas básicas para as famílias carentes.

3 – E quais adaptações ocorreram durante esse período de quarentena, em razão da ausência de eventos presenciais?

Nada substitui o principal carisma do MFC, que é a acolhida, o beijo e o abraço. Mas algumas adaptações conseguimos fazer neste período, como drive-thru de almoço e jantar nas paróquias. A nossa atuação maior é nas paróquias. Reuniões por videoconferências, apresentações por lives e outros eventos a nível nacional, sendo as atividades sempre online neste período de isolamento social.

4 – Como avalia os desafios do Movimento Familiar Cristão pós-pandemia?

Alguns eventos já foram cancelados no primeiro semestre: o varal solidário, o Encontro Paulista e a Romaria para Aparecida. Os nossos desafios são: recuperar o nosso planejamento de eventos, mesmo que parcialmente em 2020. Conseguir datas e padres para os nossos eventos, uma vez que realizamos as atividades sempre nas paróquias. Realizar o primeiro Encontro de Casais do MFC no ABC, como uma forma de nucleação e expansão do movimento.

Mais informações sobre como participar do Movimento Familiar Cristão com José Carlos e Janete pelo WhatsApp: 99708-1680. O assessor diocesano do MFC é o Pe. Ademir Santos de Oliveira. Acesse o site: http://www.mfc.org.br/ e também o canal do Youtube do MFC Brasil: https://bit.ly/2ZLHdPb .