Diocese de Santo André

Movimento Familiar Cristão: 65 anos de caminhada e os desafios atuais

Desde o início da quarentena na segunda quinzena de março, em decorrência da pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, a Diocese de Santo André já realizou uma série de matérias e reportagens com 56 pastorais, movimentos e grupos diocesanos (dados contabilizados até o dia 21 de julho).

Essa iniciativa enfatiza que, mesmo com a ausência de atividades com presença de público, a Igreja Católica no Grande ABC tem procurado incentivar a realização de transmissões online, telefonemas e bate-papos por videoconferências como forma de adaptar as ações e demonstrar unidade diocesana.

O convidado desta terça-feira (21/07) é José Carlos, que coordena ao lado da esposa Janete, o Movimento Familiar Cristão na Diocese de Santo André. Acompanhe o bate-papo:

1 – Primeiramente, resuma a atuação do Movimento Familiar Cristão.

 O Movimento Familiar Cristão está celebrando 65 anos de caminhada. Está espalhado por todo o Brasil e América Latina. Temos aproximadamente 10,8 mil integrantes por todo o Brasil e o nosso principal objetivo é a promoção e o bem-estar da família.

2 – Quais atividades do Movimento Familiar Cristão têm ocorrido durante o isolamento social?

Realizamos durante a quarentena os encontros virtuais mensalmente que são reuniões de grupos que acontecem uma vez por mês; celebramos 65 anos do MFC no Brasil pela Rede Vida de Televisão; terços online, que chamamos de terço dos amigos; reunião de coordenadores nível nacional; o nosso Festival de Arte e Cultura; nosso webinário que apresenta o MFC por todo o Brasil e atividade presencial estamos trabalhando numa campanha de cestas básicas para as famílias carentes.

3 – E quais adaptações ocorreram durante esse período de quarentena, em razão da ausência de eventos presenciais?

 Nada substitui o principal carisma do MFC, que é a acolhida, o beijo e o abraço. Mas algumas adaptações conseguimos fazer neste período, como drive-thru de almoço e jantar nas paróquias. A nossa atuação maior é nas paróquias. Reuniões por videoconferências, apresentações por lives e outros eventos a nível nacional, sendo as atividades sempre online neste período de isolamento social.

 

4 – Como avalia os desafios do Movimento Familiar Cristão pós-pandemia?

Alguns eventos já foram cancelados no primeiro semestre: o varal solidário, o Encontro Paulista e a Romaria para Aparecida. Os nossos desafios são: recuperar o nosso planejamento de eventos, mesmo que parcialmente em 2020. Conseguir datas e padres para os nossos eventos, uma vez que realizamos as atividades sempre nas paróquias. Realizar o primeiro Encontro de Casais do MFC no ABC, como uma forma de nucleação e expansão do movimento.

Mais informações sobre como participar do Movimento Familiar Cristão com José Carlos e Janete pelo WhatsApp: 99708-1680. O assessor diocesano do MFC é o Pe. Ademir Santos de Oliveira. Acesse o site: http://www.mfc.org.br/ e também o canal do Youtube do MFC Brasil: https://bit.ly/2ZLHdPb .

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo