Casa Fratérnitas São Lourenço: nasce uma obra de Deus na Diocese

O sonho se tornou realidade! A Casa “Fratérnitas São Lourenço” foi instalada na Diocese de Santo André. Ela é uma Associação Pública de Fiéis de Direito Diocesano “Fraternidade dos Pobres de Jesus Cristo”, cuja a Casa mãe está localizada em Mogi das Cruzes.

Após decreto diocesano do dia 4 de agosto de 2020, que erigiu a Casa, assinado pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, foi formalizado o início dos trabalhos. A chácara está localizada à Rua: Miguel Vicente Ferreira, nº 4, Vila Real, em Mauá, e tem a finalidade de ser uma comunidade terapêutica, para acolhimento dos irmãos que, à margem da sociedade, desejam sair da dependência química e reconstruir suas vidas.

“Nosso bispo Dom Pedro convidou a Fraternidade O Caminho para assumir esse trabalho, pois ele tinha disponível esta chácara, e vendo a necessidade de muitos irmãos vivendo na dependência química viu uma oportunidade de realizar esse serviço. Iniciamos os trabalhos na chácara no dia 6 de maio de 2020”, recorda o casal leigo associado da Fraternidade O Caminho, José Roberto Vieira da Cruz, 42 anos (empresário), e Fábia Maria da Costa Pereira, 42 anos (administradora de empresas), que atua há 13 anos na fraternidade católica.

Marido e esposa vieram do estado do Maranhão para se dedicarem numa missão em tempo integral a Deus, através dos trabalhos na chácara. Eles participam da Paróquia São José Operário, na Vila Real, em Mauá.

Conheça mais sobre essa obra social de evangelização e de resgate da dignidade do próximo:

Objetivo da Casa

O objetivo da Casa “Fratérnitas São Lourenço” é a recuperação e restauração de homens em situação de dependência química. O tratamento é realizado sobre os pilares da Oração, Trabalho e Disciplina.

Programa de recuperação
O programa de recuperação da Casa de Acolhida tem duração de nove meses e está dividido em três etapas, sendo as seguintes:

1ª etapa – 1º ao 3º mês: Desintoxicação e Adaptação

Inicia-se com o acolhimento do dependente na casa de triagem em Santo André, onde os mesmos passam em média de 30 a 45 dias. Logo após esse período são encaminhados para a chácara São Lourenço, em Mauá. A primeira etapa começa ao ingressar na comunidade e se estende até o terceiro mês.

2ª etapa – 3º ao 6º mês: Conscientização

A segunda etapa começa no terceiro mês e se estende até o sexto na Fratérnitas São Francisco, e é chamada de “Conscientização”. Nesta etapa acontece o verdadeiro objetivo do tratamento, que é a mudança de caráter. Através da conscientização da doença, dos defeitos de caráter, da derrota total e da necessidade de mudança, o dependente consegue reconstituir a sua vida e a sua moral.

3ª etapa – 6º ao 9º mês: Ressocialização

Nos três últimos meses, o dependente entra na terceira etapa que é chamada de “Ressocialização”, e consiste em adotar medidas de prevenção à recaída, treinamento de estratégias e habilidades de enfrentamento das situações de riscos, estabelecimento de metas e planejamento pós-tratamentos, também na Fratérnitas São Francisco – Parelheiros.

Atividades na Casa

“Diretamente aqui na chácara temos quatro pessoas responsáveis pela condução das atividades realizadas com os internos e outras tantas que nos ajudam em atividades semanais como Atividade Esportiva, Catequese, Cineclube, Sala de Apoio, Psicólogo, Diretores Espirituais, Formações Diversas, Grupo de Oração, etc”, informa o casal José e Fábia.

Capacidade da Casa

“A capacidade da casa é de 24 Acolhidos, no momento estamos com 5, pois precisamos melhorar a estrutura dos prédios que estão em péssimo estado de conservação. Assim que conseguirmos realizar as reformas necessárias vamos ampliar o acolhimento para a capacidade total”, conta o casal da fraternidade católica.

Adaptações na pandemia

“Viemos para a Chácara num momento mais controlado da pandemia. As medidas implantadas foram apenas o acolhimento de jovens que já estavam na triagem antes da pandemia e o uso de álcool em gel e máscaras. Melhoramos a alimentação para fortalecimento da imunidade e evitamos aglomeração”, avisa.

Como ajudar a obra?

A Casa “Fratérnitas São Lourenço” vive da total providência. Recebe todos os tipos de doações, seja material, financeira ou até mesmo serviços voluntários. As pessoas que desejarem ajudar a obra podem entrar em contato pelo telefone/WhatsApp: (11) 93933-0123; Facebook: Fraternidade O Caminho Mauá; Instagram: @ocaminhomaua ou pelo e-mail: slourenco@ocaminho.org .