Diocese de Santo André

Casa Fratérnitas São Lourenço: nasce uma obra de Deus na Diocese

O sonho se tornou realidade! A Casa “Fratérnitas São Lourenço” foi instalada na Diocese de Santo André. Ela é uma Associação Pública de Fiéis de Direito Diocesano “Fraternidade dos Pobres de Jesus Cristo”, cuja a Casa mãe está localizada em Mogi das Cruzes.

Após decreto diocesano do dia 4 de agosto de 2020, que erigiu a Casa, assinado pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, foi formalizado o início dos trabalhos. A chácara está localizada à Rua: Miguel Vicente Ferreira, nº 4, Vila Real, em Mauá, e tem a finalidade de ser uma comunidade terapêutica, para acolhimento dos irmãos que, à margem da sociedade, desejam sair da dependência química e reconstruir suas vidas.

“Nosso bispo Dom Pedro convidou a Fraternidade O Caminho para assumir esse trabalho, pois ele tinha disponível esta chácara, e vendo a necessidade de muitos irmãos vivendo na dependência química viu uma oportunidade de realizar esse serviço. Iniciamos os trabalhos na chácara no dia 6 de maio de 2020”, recorda o casal leigo associado da Fraternidade O Caminho, José Roberto Vieira da Cruz, 42 anos (empresário), e Fábia Maria da Costa Pereira, 42 anos (administradora de empresas), que atua há 13 anos na fraternidade católica.

Marido e esposa vieram do estado do Maranhão para se dedicarem numa missão em tempo integral a Deus, através dos trabalhos na chácara. Eles participam da Paróquia São José Operário, na Vila Real, em Mauá.

Conheça mais sobre essa obra social de evangelização e de resgate da dignidade do próximo:

Objetivo da Casa

O objetivo da Casa “Fratérnitas São Lourenço” é a recuperação e restauração de homens em situação de dependência química. O tratamento é realizado sobre os pilares da Oração, Trabalho e Disciplina.

Programa de recuperação
O programa de recuperação da Casa de Acolhida tem duração de nove meses e está dividido em três etapas, sendo as seguintes:

1ª etapa – 1º ao 3º mês: Desintoxicação e Adaptação

Inicia-se com o acolhimento do dependente na casa de triagem em Santo André, onde os mesmos passam em média de 30 a 45 dias. Logo após esse período são encaminhados para a chácara São Lourenço, em Mauá. A primeira etapa começa ao ingressar na comunidade e se estende até o terceiro mês.

2ª etapa – 3º ao 6º mês: Conscientização

A segunda etapa começa no terceiro mês e se estende até o sexto na Fratérnitas São Francisco, e é chamada de “Conscientização”. Nesta etapa acontece o verdadeiro objetivo do tratamento, que é a mudança de caráter. Através da conscientização da doença, dos defeitos de caráter, da derrota total e da necessidade de mudança, o dependente consegue reconstituir a sua vida e a sua moral.

3ª etapa – 6º ao 9º mês: Ressocialização

Nos três últimos meses, o dependente entra na terceira etapa que é chamada de “Ressocialização”, e consiste em adotar medidas de prevenção à recaída, treinamento de estratégias e habilidades de enfrentamento das situações de riscos, estabelecimento de metas e planejamento pós-tratamentos, também na Fratérnitas São Francisco – Parelheiros.

Atividades na Casa

“Diretamente aqui na chácara temos quatro pessoas responsáveis pela condução das atividades realizadas com os internos e outras tantas que nos ajudam em atividades semanais como Atividade Esportiva, Catequese, Cineclube, Sala de Apoio, Psicólogo, Diretores Espirituais, Formações Diversas, Grupo de Oração, etc”, informa o casal José e Fábia.

Capacidade da Casa

“A capacidade da casa é de 24 Acolhidos, no momento estamos com 5, pois precisamos melhorar a estrutura dos prédios que estão em péssimo estado de conservação. Assim que conseguirmos realizar as reformas necessárias vamos ampliar o acolhimento para a capacidade total”, conta o casal da fraternidade católica.

Adaptações na pandemia

“Viemos para a Chácara num momento mais controlado da pandemia. As medidas implantadas foram apenas o acolhimento de jovens que já estavam na triagem antes da pandemia e o uso de álcool em gel e máscaras. Melhoramos a alimentação para fortalecimento da imunidade e evitamos aglomeração”, avisa.

Como ajudar a obra?

A Casa “Fratérnitas São Lourenço” vive da total providência. Recebe todos os tipos de doações, seja material, financeira ou até mesmo serviços voluntários. As pessoas que desejarem ajudar a obra podem entrar em contato pelo telefone/WhatsApp: (11) 93933-0123; Facebook: Fraternidade O Caminho Mauá; Instagram: @ocaminhomaua ou pelo e-mail: slourenco@ocaminho.org .

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco