A Animação Vocacional em Cristo nas comunidades

“Cada pessoa, saindo da inquietação que habita em seu coração, por meio da busca sincera pelo sentido de sua própria existência, em Cristo é capaz de se compreender plenamente; na intimidade com ele, percebe estar caminhando em veredas da verdade” (Novo Diretório para a Catequese, 17). Com estas belas palavras do novo diretório para a Catequese, publicada pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, podemos compreender a profundidade da vocação à santidade a qual cada cristão é chamado a viver. Em nossas paróquias, muitos leigos avançam nas trilhas da santidade no serviço às pastorais. De fato, esta é a única e especial função que qualquer pastoral deve almejar: através da sua função própria, fazer brilhar o esplendor da santidade, grande sinal que o Reino de Deus já chegou e está bem perto de nós.

Nesse sentido, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) também se apresenta como serviço à evangelização, para ajudar os fiéis a refletir sobre o chamado pessoal que Deus nos faz e rezar por todas as vocações cristãs. Ora, o trabalho desenvolvido pelo SAV não se sobrepõe a nenhuma outra pastoral, mas é ministério que deveria ser desenvolvido por todos os cristãos. Por vezes, nossas pastorais ao invés de mostrar o bonito sinal de comunhão de irmãos com Deus, mostram mais as desavenças e os cansaços. Quem, ao ver este testemunho de desunião, desesperança e perda de sentido, sentir-se-ia chamado a somar forças na evangelização? Provavelmente ninguém! Contudo, a situação contrária parece bem verdadeira: imagine uma paróquia com muitos desafios, cujos agentes de pastorais não desanimam diante das tribulações, mas esforçam-se no amor mútuo, anunciam o Evangelho, cuidam dos pobres e marginalizados, acolhe os jovens nas funções, celebra bem os sacramentos; com certeza esta paróquia atrairia sempre mais operários para a evangelização. Esta é a postura vocacional que esperamos de nossas comunidades, e esse é o trabalho que o SAV tenta realizar.

Não são muitas paróquias em nossas dioceses que possuem um SAV articulado enquanto tal. Ainda há muitas comunidades que pensam ser este serviço de animação vocacional mais uma pastoral, cujo trabalho é confiado a alguns, quando, na verdade, é trabalho de todos os cristãos, afinal quem se encontra verdadeiramente com Jesus, não consegue conter a alegria do próprio evangelho. A força que vem de Deus impulsiona cada cristão a convidar outros para fazer a mesma experiência. Portanto, o SAV é um serviço que deveria ser desempenhado por todos os cristãos, leigos e clérigos.

Embora ela não seja mais uma pastoral na diversa quantidade daquelas que já existem em nossas comunidades, é extremamente importante que tenha uma pequena equipe articuladora responsável por levar a todos os eventos paroquiais uma mensagem provocante e convidar mais pessoas a seguirem a Jesus Cristo, descobrindo e refletindo sobre sua vocação. São muitas as histórias de padres que ao participarem de um grupo de oração, por exemplo, foram interpelados por membros da comunidade se não queria desempenhar um trabalho mais aprofundado em alguma pastoral e, dali a pouco, já pensavam na vocação presbiteral; são muitos os casos de casais que se conheceram por conta do trabalho pastoral e foram acompanhados pela comunidade no discernimento que os levou ao altar para celebrar o matrimônio. São diversos os testemunhos vibrantes de pessoas que foram acompanhadas pela comunidade no discernimento das vocações. Agora imagine se houvesse em cada paróquia uma equipe preparada, engajada, disponível para caminhar junto do discernimento dos fiéis e incentivá-los, na superação de seus medos, suas inseguranças, e ajudando a responder com fidelidade o chamado de Deus?

E quais são os passos necessários para articular essa equipe? O primeiro passo é confiar ao Senhor da messe esse grandioso plano! Depois, é importantíssimo conversar com o pároco de sua comunidade e pedir ajuda para fazer sair do papel o Serviço de Animação Vocacional Paroquial. Em seguida, é ajuntar membros provenientes das mais diversas pastorais da paróquia. Por fim, é buscar junto ao Serviço de Animação Vocacional diocesano a ajuda para organizar seus trabalhos pastorais.

Se, em nossa diocese de Santo André, cada paróquia assumir o compromisso de incentivar as vocações, especialmente as presbiterais, então, sem dúvida, Deus, que é o Senhor da Messe, olhará nosso esforço, sentirá compaixão e não deixará faltar operários para nossas comunidades.

Neste Ano Vocacional Diocesano, contamos com sua ajuda e sua oração para fazer de nossa Igreja diocesana mais engajada na promoção das vocações, para que, como está escrito no documentos cujas linhas iniciam este pequeno texto, todos as pessoas possam descobrir o sentido da sua existência, ao perceberem que caminham com Jesus, nosso Senhor, que é Caminho, Verdade e Vida. Que Deus te ajude a acolher o chamado que Ele faz a você!

* Artigo por Cauê Ribeiro Fogaça
Seminarista e membro do SAV diocesano