Diocese de Santo André

ABC Litúrgico em Casa incentiva união das famílias nas celebrações

O ABC Litúrgico para Celebração em Casa completa neste mês de agosto, cinco meses da iniciativa criada com o objetivo de oferecer um roteiro para atender os fiéis da Diocese de Santo André que neste tempo de quarentena não podem participar das missas presenciais.

Vivenciando a Semana Nacional da Família até a realização do II Simpósio Diocesano da Família neste sábado (15/08) saiba mais aqui , os diocesanos se unem no 20º Domingo do Tempo Comum (16/08), na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, utilizando o folheto digital que se tornou uma ferramenta essencial, uma vez que a Igreja recomenda a comunhão espiritual para quem participa das missas em casa. Segue abaixo o roteiro especial preparado para os fiéis celebrarem em família, como uma verdadeira igreja doméstica:

Baixe o roteiro para a celebração neste link:

Elaborado pela equipe de redação do ABC Litúrgico, a partir de orientações do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, a versão digital é veiculada desde o período de isolamento social, iniciado na segunda quinzena de março, em razão da pandemia da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

E a reportagem diocesana ouviu alguns fiéis que avaliaram a importância de participar das missas com o roteiro do ABC Litúrgico para Celebração em Casa. Confira:

Instrumento

“Nesse tempo desafiador que estamos vivendo, o ABC Litúrgico para Celebração em Casa nos ajudou muito, pois precisamos nos preservar, mas nunca nos afastar de Deus. Podemos baixar o subsídio no celular e participar da Santa Missa online pela televisão.” Essa é a avaliação da pedagoga Tatiane Schiavini Odlevati, 41 anos, ao lado do marido César Odlevati, e da filha Ana Elisa Schiavini Odlevati. A família participa das missas na Paróquia Santa Maria Goretti, na Região Santo André – Utinga.

“Aprendemos muitas coisas nessa pandemia, e uma delas é a importância da igreja doméstica. Jesus está no meio de nós!”, complementa.

Benefício

Secretária do CRP – Conselho Regional de Pastoral – da Região Pastoral de Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, Inacia Bernadete, 45 anos, considera esse período de distanciamento social propício para as famílias se reunirem mais em casa e participarem juntos dos momentos de orações e celebrações. “Em meio a esta pandemia, houve a redescoberta da “igreja doméstica”. A família reaprendeu a estar junta, a rezar unida, a compartilhar a vida, a existência. Nesta valorização da igreja doméstica, as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023 podem impulsionar o valor das Comunidades Eclesiais Missionárias e da igreja doméstica em tempos de revisão de ação pastoral pós-pandemia”, reflete.

Onde assistir?

As celebrações podem ser acompanhadas pelos meios de comunicação católicos, emissoras de rádio e televisão, bem como a Santa Missa com Dom Pedro veiculada pelas mídias sociais (Facebook e YouTube) da Diocese de Santo André, todos os domingos, às 11h, além das celebrações transmitidas por mais de 90 paróquias do Grande ABC.

Compartilhe:

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco

Domingo da Ressurreição: representantes das 106 paróquias recebem os Santos Óleos durante Missa presidida por Dom Pedro na Catedral

Vigília Pascal reúne fiéis na Catedral e anuncia a vitória da vida sobre a morte

A Cruz, sinal do amor que salva: fiéis vivem a Sexta-feira Santa em profunda oração