Dom Pedro e secretário executivo do Consórcio pregam união em prol do bem comum do Grande ABC

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, recebeu na manhã desta quarta-feira (20/01), a visita do secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Acácio Miranda da Silva Filho, e destacou a importância de “construir pontes” entre a Igreja Católica e a entidade regional para o bem comum da população das sete cidades da região.

O encontro ocorreu no Edifício Santo André Apóstolo da Cúria Diocesana, localizado no Centro da cidade andreense.
“Para mim é muito importante a visita do sr. Acácio, porque é uma oportunidade de nós nos conhecermos. Numa região grande como o ABC, nós precisamos fazer pontes, estabelecer ligações, conhecimento e entrosamento”, avalia o bispo.

De acordo com Dom Pedro, as soluções para os problemas sociais, econômicos e estruturais passam pelo diálogo e pela regionalidade. “Porque nós temos perspectivas de futuro à medida que nos unimos pela causa do bem, a causa da promoção do bem comum da região. Então, o encontro é sempre um começo necessário”, complementa.

Por sua vez, Acácio Miranda, que assumiu a Secretaria Executiva do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC no último dia 4 de janeiro, ressaltou a relevância desta agenda com o bispo responsável pela diocese com cerca de 2,8 milhões de habitantes (segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2020).

“Primeiro, destaco a importância do Dom Pedro para o Consórcio. Na última missa de Natal ele fez menção à chegada de novos prefeitos (leia aqui) e a importância que o Consórcio tem para a união do Grande ABC, para o desenvolvimento do Grande ABC”, salienta.

Acácio também considera fundamental essa parceria para que “principalmente temas e dificuldades de todos os municípios sejam tratados de forma uniforme e sejam principalmente resolvidos. Então é essencial o início desse diálogo e a importância de Dom Pedro não preciso ressaltar, já é notória para todos nós do ABC”, conclui.

Sobre a Diocese de Santo André

A Diocese de Santo André foi criada pelo Papa Pio XII em 22 de julho de 1954, momento em que foi, totalmente, desmembrada da Arquidiocese de São Paulo. Sua instalação e posse do primeiro bispo, Dom Jorge Marcos de Oliveira, aconteceu em 12 de setembro de 1954, na Praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo. O padroeiro da Diocese é o Apóstolo Santo André, e da Igreja Catedral, Nossa Senhora do Carmo.

Diocese é a forma como a Igreja se organiza pastoral e territorialmente em todo o mundo. É o nome de uma divisão territorial estabelecida pelo Papa para delimitar a área de atuação e governo de um Bispo.

A região geográfica da Diocese de Santo André é conhecida como Grande ABC Paulista. Seu território é formado por sete cidades: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Nos seus primeiros anos, nossa Igreja Particular era composta pela industrialização. Próxima à Rodovia Anchieta, que liga o planalto metropolitano com o litoral, as cidades acolheram a indústria automobilística e várias outras realidades industriais, tornando-se o maior pólo industrial da América Latina. Acolheu muitos imigrantes e vários migrantes, trabalhadores de ontem e de hoje. Atualmente, a Diocese de Santo André é constituída por 106 paróquias e 257 comunidades.

Sobre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC reúne os municípios do Grande ABC para o planejamento, a articulação e definição de ações de caráter regional.

A entidade foi fundada em 1990 por Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Desde 8 de fevereiro de 2010, a entidade passou a ser o primeiro consórcio multissetorial de direito público e natureza autárquica do país. Nesta data, os prefeitos dos sete municípios instalaram a Assembleia Geral nos moldes do Contrato de Consórcio Público. O atual presidente da entidade é o prefeito de Santo André, Paulo Serra, tendo como vice-presidente, o prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi, durante a gestão 2021 da entidade regional.