Diocese de Santo André

Escassez de oxigênio: Dom Leonardo Steiner agradece doação do Papa a Manaus

Nesta quarta-feira, 20, o arcebispo de Manaus (AM), dom Leonardo Steiner, agradeceu a solidariedade do Papa Francisco para com o povo do Amazonas, que tem sofrido as consequências do aumento do número de casos de covid-19 e do colapso no sistema de saúde.

É que ao saudar os fiéis de língua portuguesa conectados para a Audiência Geral, o Papa Francisco dirigiu sua oração às vítimas do coronavírus, de modo especial em Manaus: “Nestes dias a minha oração é por quantos sofrem com a pandemia, de modo especial em Manaus, no norte do Brasil. Que o Pai das Misericórdias lhes sustente neste momento difícil. Lhes abençoo de coração!”, exortou o Papa.

Dom Leonardo disse que o povo de Manaus está “profundamente agradecido pelo Papa Francisco por sua solidariedade, por seu amor paterno pela Amazônia, pelos povos da Amazônia”.

O arcebispo disse ainda que o Papa está se fazendo presente pela oração nesse momento de segunda onda da pandemia, e revelou que o Sumo Pontífice fez uma doação para “adquirirmos oxigênio e também podermos atender melhor aos nossos irmãos que vivem nas nossas ruas e os nossos imigrantes”.

“Nós queremos agradecer ao Santo Padre por esse gesto de solidariedade e por esse gesto de consolo. É uma maneira dele estar presente no meio de nós e essa presença do Santo Padre nos ajuda, nos anima para continuarmos no atendimento e na presença junto aos nossos irmãos que mais sofrem”, disse dom Leonardo.

Situação em Manaus

Desde o fim do ano passado, o Amazonas vive um avanço nos números do covid-19 e está com quase todos leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados, tanto na rede pública como na privada.

Segundo dom Leonardo, arcebispo de Manaus, a situação é dramática. “Estamos sem leitos nos hospitais, UTI’s, com falta de oxigênio, apesar de se dizer que está suprido o oxigênio, ainda não temos uma programação de ajuda de oxigênio e não podemos esquecer que não existe na Amazônia apenas Manaus, existe outras cidades e nós temos notícia de que em outras cidades as pessoas estão vindo à óbito por falta de oxigênio e o drama é tão grande que temos levado pessoas de Manaus para outros estados por falta de oxigênio”, apontou.

Dom Leonardo salientou, ainda, que a lista de espera de pessoas para serem internadas é grande e que também a lista de espera de pessoas para serem transportadas para outros estados também o é.

“Naturalmente com esse momento dramático nós ficamos surpresos e agradecidos com a solidariedade. Existe muita solidariedade em Manaus, no Amazonas, no Brasil e internacional. Esses pequenos gestos, essas pequenas contribuições, nós percebemos o quanto formamos uma grande fraternidade e como gostamos de nos ajudar e nos consolar através desses pequenos gestos. Nós esperamos que esse momento possa passar e que seja bom para que outras regiões possam se prepar para uma segunda onda”, alertou.

Regional Norte 1 em campanha

O Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está sendo uma das instituições que está coordenando um trabalho de captação de recursos.

A Campanha “Amazonas e Roraima contam com sua solidariedade” está ajudando a captar recursos no Brasil todo. Num vídeo lançado nas redes sociais, se dirigindo a todos os “irmãos e irmãs de todo o Brasil”, o presidente do Regional afirmava que “nesta hora trágica que vive o Estado do Amazonas e Roraima, devido à situação do coronavírus, é necessário que unamos as nossas forças e os nossos esforços, para ajudar tantas pessoas que estão morrendo por falta de oxigênio e outros recursos básicos”.

Doações

A Universidade Católica Dom Bosco, por exemplo, vai destinar parte do valor arrecadado com a taxa de inscrição do vestibular UCDB 2021 para a arquidiocese de Manaus. A iniciativa é uma resposta à solicitação do arcebispo de Manaus (AM), dom Leonardo Steiner, para auxiliar no trabalho de enfrentamento à doença, que nos últimos dias ceifou diversas de vidas por falta de oxigênio hospitalar. O valor emergencial foi transferido na segunda-feira.

“Só a solidariedade pode ajudar a minimizar o sofrimento e a angústia de quem sofre com parentes internados. O pouco de muitos é a receita para dar esperança a quem sofre”, destacou o Reitor da UCDB, padre José Marinoni

Fonte: CNBB

Foto: Divulgação/Greenpeace

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO