Escassez de oxigênio: Dom Leonardo Steiner agradece doação do Papa a Manaus

Nesta quarta-feira, 20, o arcebispo de Manaus (AM), dom Leonardo Steiner, agradeceu a solidariedade do Papa Francisco para com o povo do Amazonas, que tem sofrido as consequências do aumento do número de casos de covid-19 e do colapso no sistema de saúde.

É que ao saudar os fiéis de língua portuguesa conectados para a Audiência Geral, o Papa Francisco dirigiu sua oração às vítimas do coronavírus, de modo especial em Manaus: “Nestes dias a minha oração é por quantos sofrem com a pandemia, de modo especial em Manaus, no norte do Brasil. Que o Pai das Misericórdias lhes sustente neste momento difícil. Lhes abençoo de coração!”, exortou o Papa.

Dom Leonardo disse que o povo de Manaus está “profundamente agradecido pelo Papa Francisco por sua solidariedade, por seu amor paterno pela Amazônia, pelos povos da Amazônia”.

O arcebispo disse ainda que o Papa está se fazendo presente pela oração nesse momento de segunda onda da pandemia, e revelou que o Sumo Pontífice fez uma doação para “adquirirmos oxigênio e também podermos atender melhor aos nossos irmãos que vivem nas nossas ruas e os nossos imigrantes”.

“Nós queremos agradecer ao Santo Padre por esse gesto de solidariedade e por esse gesto de consolo. É uma maneira dele estar presente no meio de nós e essa presença do Santo Padre nos ajuda, nos anima para continuarmos no atendimento e na presença junto aos nossos irmãos que mais sofrem”, disse dom Leonardo.

Situação em Manaus

Desde o fim do ano passado, o Amazonas vive um avanço nos números do covid-19 e está com quase todos leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados, tanto na rede pública como na privada.

Segundo dom Leonardo, arcebispo de Manaus, a situação é dramática. “Estamos sem leitos nos hospitais, UTI’s, com falta de oxigênio, apesar de se dizer que está suprido o oxigênio, ainda não temos uma programação de ajuda de oxigênio e não podemos esquecer que não existe na Amazônia apenas Manaus, existe outras cidades e nós temos notícia de que em outras cidades as pessoas estão vindo à óbito por falta de oxigênio e o drama é tão grande que temos levado pessoas de Manaus para outros estados por falta de oxigênio”, apontou.

Dom Leonardo salientou, ainda, que a lista de espera de pessoas para serem internadas é grande e que também a lista de espera de pessoas para serem transportadas para outros estados também o é.

“Naturalmente com esse momento dramático nós ficamos surpresos e agradecidos com a solidariedade. Existe muita solidariedade em Manaus, no Amazonas, no Brasil e internacional. Esses pequenos gestos, essas pequenas contribuições, nós percebemos o quanto formamos uma grande fraternidade e como gostamos de nos ajudar e nos consolar através desses pequenos gestos. Nós esperamos que esse momento possa passar e que seja bom para que outras regiões possam se prepar para uma segunda onda”, alertou.

Regional Norte 1 em campanha

O Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está sendo uma das instituições que está coordenando um trabalho de captação de recursos.

A Campanha “Amazonas e Roraima contam com sua solidariedade” está ajudando a captar recursos no Brasil todo. Num vídeo lançado nas redes sociais, se dirigindo a todos os “irmãos e irmãs de todo o Brasil”, o presidente do Regional afirmava que “nesta hora trágica que vive o Estado do Amazonas e Roraima, devido à situação do coronavírus, é necessário que unamos as nossas forças e os nossos esforços, para ajudar tantas pessoas que estão morrendo por falta de oxigênio e outros recursos básicos”.

Doações

A Universidade Católica Dom Bosco, por exemplo, vai destinar parte do valor arrecadado com a taxa de inscrição do vestibular UCDB 2021 para a arquidiocese de Manaus. A iniciativa é uma resposta à solicitação do arcebispo de Manaus (AM), dom Leonardo Steiner, para auxiliar no trabalho de enfrentamento à doença, que nos últimos dias ceifou diversas de vidas por falta de oxigênio hospitalar. O valor emergencial foi transferido na segunda-feira.

“Só a solidariedade pode ajudar a minimizar o sofrimento e a angústia de quem sofre com parentes internados. O pouco de muitos é a receita para dar esperança a quem sofre”, destacou o Reitor da UCDB, padre José Marinoni

Fonte: CNBB

Foto: Divulgação/Greenpeace