Diocese de Santo André

Missas em italiano e espanhol acontecem mensalmente na Diocese de Santo André

Organizadas pela Congregação dos Missionários de São Carlos (padres scalabrinianos) e pela PLASA (Pastoral dos Latino-Americanos de Santo André), as missas nos idiomas italiano e espanhol são realizadas mensalmente na Diocese de Santo André.

Na Igreja Matriz de São Bernardo – Basílica Menor Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, as celebrações em espanhol acontecem sempre no 1º domingo, e em italiano (implementada em 2006), no 3º domingo de cada mês, ambas no mesmo horário: meio-dia. Endereço: Praça da Matriz, s/n° – Centro. Informações pelo telefone: 4330-5227.

Na Igreja Matriz de Santo André, a missa rezada na língua espanhola ocorre desde 1995, sempre no 2º domingo de cada mês (exceto janeiro), também ao meio-dia. Endereço: Praça Pres. Vargas, 01 – Vila Assunção. Informações pelo telefone: 4436-4798.

Apesar de atrair tradicionalmente as colônias italianas, espanholas e latinas do Grande ABC, as missas são abertas a todos os públicos. Participe!

Sintonia com o 8º Plano de Pastoral

De acordo com o pároco da Matriz de São Bernardo, Pe. Alejandro Cifuentes Flores, o fato de poder oferecer a celebração eucarística em três línguas: português, italiano e espanhol, responde ao chamado como scalabrinianos e às constantes interpelações do atual pontífice de sermos acolhedores. “A nossa Igreja Matriz nasceu como fruto de um povo que vinha de fora; Nossa Senhora da Boa Viagem quis ficar aqui, depois de desembarcar no Porto de Santos, indo para São Paulo, deixando assim a origem linguística da nossa paróquia”, recorda.
Mais de 100 anos depois de ter nascido, a paróquia se abria para acolher os italianos, que configuraram uma comunidade com um novo rosto e um novo sotaque. “Assim, o fato de ter iniciado com as celebrações em espanhol, responde também à dinamicidade da história e ao movimento das pessoas. Nos últimos anos, já não foram mais os portugueses, nem os italianos, senão que começaram a chegar fiéis dos países limítrofes, com novas formas de manifestar a fé e com uma língua nova”, explica.

Segundo Pe. Alejandro, desta forma, a necessidade de rezar em línguas diferentes, e de acompanhar os fiéis nas suas diferentes necessidades, responde à própria vocação de Igreja, e os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, com a preocupação de acolher os migrantes, protagonistas e construtores da nossa Igreja local.

A celebração eucarística com os cantos litúrgicos e a homilia na língua italiana na Matriz de São Bernardo foi instituída pelo Pe. Giuseppe Bortolato em maio de 2006. Ele foi pároco da igreja entre janeiro de 2006 e fevereiro de 2019. Mensalmente, os participantes da Santa Missa em italiano também se confraternizam no salão da igreja, durante almoço num cardápio que não pode faltar macarronada, lasanha e vinho.

Integração e manutenção da fé

Na opinião do pároco da Matriz de Santo André, Pe. Jean Dickson Saint-Claire, a oportunidade de os fiéis acompanharem a missa em espanhol representa a integração e manutenção da fé dos imigrantes católicos que, apesar de estar longe da terra natal, tem sede de Deus. “Na celebração eucarística, os migrantes sentem mais de perto a presença do Deus do amor, que caminha com eles como caminhou com a família de Nazaré durante a fuga para Egito”, reflete. Após a celebração em espanhol (instituída na época dos padres Sidnei Marcos Dornelas e Luciano Bonotto), uma tarde cultural acontece no Centro Comunitário Padre Capa (Rua: Padre Capra, 84 – Vila Assunção) com almoços típicos, músicas e danças dos países da América do Sul (Brasil, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Venezuela).
“As pessoas são muito gratas e felizes em participar da missa em espanhol, degustar pratos típicos e dançar músicas latinas”, conta Isabel Margarita Duarte Pino, da Pastoral dos Latino-Americanos.

Toda renda arrecadada com os almoços é revertida para ajuda à Pastoral dos Migrantes na Diocese de Santo André.
Na Igreja Matriz de São Caetano – Paróquia Sagrada Família, o pároco Pe. Paulo Borges manifestou a intenção de realizar uma missa mensal em espanhol. Mais informações em breve.

* Nota: a foto em destaque foi feita antes da pandemia da covid-19.

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025