Dom Pedro volta a presidir Solenidade de Corpus Christi com presença de fiéis nesta quinta (3)

Após dois anos, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, volta a presidir a Solenidade Corpus Christi com a presença de fiéis, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade de Santo André. A missa acontecerá na próxima quinta-feira (03/06), às 15h, seguindo todas as medidas sanitárias: capacidade de até 25% da ocupação do templo; uso de máscaras e álcool em gel; distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, a fim de evitar aglomerações; e igreja com portas e janelas abertas. Em razão da pandemia da Covid-19, as celebrações de Corpus Christi no ano passado ocorreram apenas virtualmente, uma vez que o decreto diocesano divulgado no dia 30 de maio de 2020 ainda não autorizava a reabertura gradual das igrejas para missas presenciais (a retomada aconteceu a partir do dia 13 de junho).

A transmissão acontecerá pelas mídias diocesanas: Facebook e YouTube

Tapete Solidário
Nesta data, a Diocese de Santo André, por meio do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, também promoverá a iniciativa chamada “Tapete Solidário”, que consiste na arrecadação de alimentos, roupas, cobertores e fraldas para ajudar centenas de famílias carentes das sete cidades do Grande ABC.

Para realizar esse gesto concreto de generosidade, que formará grandes tapetes de solidariedade, basta-se dirigir a uma das 106 paróquias e 257 comunidades/ capelas presentes no território diocesano. Acesse aqui e consulte a igreja mais próxima de sua casa para ajudar o próximo!

Há dois anos, a última missa de Corpus Christi com presença de fiéis
Há praticamente dois anos, no dia 20 de junho de 2019, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini celebrava a última missa campal de Corpus Christi, de forma presencial, antes do início da pandemia (em março de 2020), reunindo as doze paróquias da Região Santo André – Centro, em frente a Catedral Nossa Senhora do Carmo para um público de cerca de 1,5 mil pessoas.

“A Eucaristia nos convida a uma conversão profunda para termos uma vida eucarística, uma vida doada como a de Jesus para os irmãos. Por isso celebramos a Eucaristia, por isso comungamos para partilhamos o pão. Essa multiplicação dos pães que Jesus faz é um símbolo, um sinal da eucaristia e da vida do Reino de Deus, que é vivida por aqueles que comem deste pão”, enfatizou Dom Pedro, durante a homilia realizada em 2019, em que também relembrou para os fiéis rezarem pelas vocações sacerdotais e por aqueles que presidem a eucaristia e consagram o pão e o vinho. “Como é bonita a nossa igreja. Como devemos amar a nossa igreja. Porque só em nossa igreja existe a Eucaristia. A segunda leitura nos mostra São Paulo escrevendo esse texto, o mais antigo testemunho sobre a instituição da Eucaristia. Jesus disse: ‘Fazei isto em memória de mim. Pão e o vinho que é o seu corpo doado, seu sangue derramado. Mistério de fé, que faz a igreja e que é fonte de vida solidaria”, refletiu o bispo, sobre a importância do sacramento central da Igreja.