Os sonhos de São José: as revelações de Deus ao guardião da família e defensor da vida

Como parte da programação mensal do Ano de São José e do Ano Família Amors Laetitia, a Diocese de Santo André, por meio do Setor Família, promove nesta segunda (19/07), às 15h, a 5ª edição do Terço Diocesano para as Famílias em louvor a São José, o guardião da família e defensor da vida, com transmissão pelas mídias diocesanas Facebook e YouTube.

Na matéria especial deste mês de julho, o pároco da Paróquia Santo Antônio (Região São Caetano) e professor da Escola Diocesana de Teologia, Pe, Flávio Gomes de Alcântara, nos apresenta São José como aquele que protege a família e cumpre a vontade de Deus na defesa da vida, através da revelação de quatro sonhos.

“São José não defende apenas o nascimento de Jesus, mas também defende e protege a dignidade de sua esposa Maria, e portanto, nós que temos como meta defender a vida, o nascituro, mas também temos que defender a vida dos seres humanos, a dignidade uns dos outros para que todos sejam vistos como filhos e filhas queridos e amados por Deus, desde sempre, da sua concepção até o fim das suas vidas”, ressalta o sacerdote.  Segundo Pe. Flávio, se inspirando no exemplo de São José, também devemos ter um olhar voltado para os mais fragilizados e carentes na sociedade.

“Para realizarmos a vontade de Deus no serviço aos irmãos em todas as suas necessidades e fragilidades, nas doenças e nas fraquezas no tempo atual tão constantes, e também as pessoas idosas que muitas vezes são esquecidas. Que todos e todas possam ser cada vez mais amados e protegidos por Deus na intercessão de São José”, sintetiza.

Pe. Flávio promove uma reflexão sobre a trajetória de São José revelada através dos desígnios de Deus.

Os desígnios de Deus
“São José espelha a santidade possível a todos os seres humanos, uma vez que ele remete aquelas pessoas que estão aparentemente escondidas, num segundo plano, mas que diante  de Deus, tem um protagonismo sem paralelo na história da salvação. São José fez da sua vida um serviço, um sacrifício ao mistério da encarnação e a conjunta missão redentora de Jesus Cristo, seu filho, por isso, nós podemos e devemos lembrar que José vem de alguma forma numa relação de outro José famoso nos tempos idos, que é José do Egito. José do Egito é o filho de Jacob, que se tornou vice-rei no Egito Antigo.” “José de Maria é o descendente de Davi, de cuja raiz nasceu Jesus e constitui ele, o elo entre o Antigo e o Novo Testamento. Convém lembrar que, assim como José do Egito, Deus revela os seus desígnios a José de Maria através dos sonhos, que significava, portanto, os meios pelos quais Deus comunica a sua vontade. Tanto José do Egito, como José de Maria, vão ter a missão sempre revelada por Deus, através dos sonhos.”

São José, ao ver e receber esse sonho, essa comunicação de Deus, vai demonstrar a plena obediência a esses sonhos, e tornar os sonhos numa realidade de vida e para vida.

Os quatro sonhos de São José
“Gostaria de lembrar que o primeiro sonho que José tem é diante da angústia pela gravidez de Maria, e não querendo difamá-la, José pensava em despedi-la. Se assim o fizesse, a vida do menino estaria em risco, do menino e da mãe  poderiam ser ceifadas sem realizarem os desígnios de Deus. O mesmo anjo que aparece a sua esposa Maria, o Anjo Gabriel, aparece a José e diz: “José, filho de Davi, não temas receber Maria como tua esposa, pois o’que ela está gerando é fruto do Espírito Santo.”
E assim, São José, um grande defensor da vida, vai aceitar os desígnios de Deus, ao acolher Maria como sua esposa e assumir a missão de protetor, de pai daquela criança.

“No segundo sonho, o anjo ordenou que José fugisse para o Egito. E ele o faz. José utiliza todos os seus conhecimentos para proteger a mãe e a criança.”

“No terceiro sonho, o anjo aparece e dá a missão que José volte para a terra de Israel. e José para fazer isso, ele vai escolher, vai planejar o caminho para seguir a estrada menos perigosa, uma coragem criativa e responsável para proteger a vida da mãe e da criança.”

“No quarto sonho, sabendo da existência do perigo, sobretudo por causa de Arquelau (Herodes), José não volta para um lugar de destaque. Ele leva a sua família a Nazaré, local escondido, um lugar pequeno, pobre, mas onde a vida poderia surgir e estar protegida. Assim podemos dizer que toda vida de José é um fazer à vontade de Deus. Isto é defender a vida, tornar nossa vida um sim para Deus, defendendo a vida não apenas na sua concepção, mas toda a existência dessa vida, como um projeto maior que Deus tem para conosco.”

Instrumentos de defesa da vida
“Assim sendo, José é exemplo de um pai que sente que completou a sua ação educativa e viveu plenamente a sua paternidade, porque seu filho se torna maduro e caminha sozinho. Assim sendo, um verdadeiro pai obediente a Deus, realiza o seu sonho quando percebe que o filho não é seu, mas que o filho apenas havia sido confiado aos seus cuidados. E cuidando de seu filho, da concepção até o seu crescimento  e maturidade é o que nós devemos fazer como instrumentos de defesa da vida. Que Deus nos ajude, a exemplo de José, a também cumprirmos essa missão, sempre.”

Patris Corde: três características de São José como pai amoroso e que acolhe o projeto de Deus

Ano “Família Amoris Laetitia”: a evangelização e a busca pela harmonia familiar

Dom Pedro: “São José nos inspira a superarmos as dificuldades para sermos vencedores”

As várias faces de São José e a relação com o Ano da Família Amoris Laetitia