Diocese de Santo André

Regiões Santo André – Centro e Diadema iniciam programação do DNJ na Diocese

O DNJ (Dia Nacional da Juventude) 2021 teve início no último sábado (23/10), em duas regiões pastorais da Diocese de Santo André: Santo André – Centro e Diadema. Com o lema “Que sejam um!” (Jo 17,21), a proposta apresenta um convite à unidade, “que sejamos um em Cristo para que todos os jovens tenham vida”. Mais duas regiões (Santo André – Leste e Mauá) realizarão o DNJ neste fim de semana.

A realização do DNJ 2021 também marca a retomada das atividades presenciais com a juventude – após o último decreto diocesano assinado pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, no dia 29 de setembro – respeitando todos os protocolos sanitários (uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento físico) com uma programação de missas, pregações, louvores e adorações eucarísticas. Participe deste grande momento de confraternização, reflexão, evangelização e missão!

*
Região Diadema
Cerca de 60 jovens participaram do DNJ organizado pelo Setor Juventude da Paróquia Imaculada Conceição, a Igreja Matriz de Diadema. O encontro foi organizado em três momentos. Na parte da manhã iniciando às 8h ocorreu café da manhã e missão. Na missão, a juventude organizou as doações feitas ao Mensageiros do Amor, pastoral de rua. Na parte da tarde aconteceu a Catequese com o assessor diocesano do Setor Juventude, Pe. Alex Sérgio, que abordou o lema do DNJ “Que sejam um!” (Jo 17,21). E logo após conduziu a adoração.

Às 16h, os jovens participaram da celebração com o Pe.Dayvid da Silva, que anunciou a estruturação do Setor Juventude Paroquial. E após a missa todos foram surpreendidos com uma noite de louvor, com música e convivência.
*

Região Santo André – Centro
Os jovens se reuniram durante a noite na Paróquia Santa Luzia e São Carlos Borromeu, na Vila Príncipe de Gales, em Santo André. O encontro se dividiu em três fases: a recepção dos jovens com muita animação, logo depois um momento de oração e uma esquete.

Também houve uma pregação com o lema do DNJ “Que sejam um!” (Jo 17,21), conduzido por uma irmã religiosa da comunidade, que falou como temos que ser unidos com o próximo para evangelizar e cada vez mais sermos semelhantes a Cristo. Em seguida ocorreu uma adoração eucatistica com o Pe. Vinícius Ferreira Afonso O assessor diocesano do Setor Juventude,Pe. Alex Sérgio, também compareceu à atividade.

“Um momento lindo em que todos os jovens saíram felizes, com os corações livres, leves e evangelizados, pois esse era o objetivo final”, comenta o coordenador diocesano do Setor Juventude, Wellington Ferreira.
*

Confira a agenda dos próximos encontros do DNJ:

Região Mauá
Data: 30/11 (sábado)
Horário: das 13h às 17h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Jd Zaira – entrada 1 kg de alimento e das 17h às 22h na Paróquia São Vicente de Paulo – Pq São Vicente

Região Santo André – Leste
Data: 31/10 (domingo)
Horário: 13h às 19h.  Santa Missa (18h)
Local: Paróquia São Jorge – Travessa Mauá, 121 – Cidade São Jorge – Santo André

8º Plano de Pastoral
O DNJ 2021 será realizado em ambos formatos: presencial e online, atendendo ao 8º Plano Diocesano de Pastoral, por meio do itinerário 1, que destaca o objetivo de fortalecer a comunhão e o sentimento de pertença. Propõe um novo olhar sobre as atividades que já são realizadas, de forma que possam promover a convivência comunitária, a interação entre os agentes de pastoral e uma vida comunitária orante. Neste itinerário são realizados momentos de fé e reflexão, através da organização de manhãs de espiritualidade, tardes de oração, missas e adorações eucarísticas e noites de meditação sobre a Palavra de Deus.


Sobre o DNJ
O DNJ surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), e se tornou uma atividade permanente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), ao longo das últimas três décadas e meia.

Sobre o Setor Juventude
O Setor Juventude é o espaço que articula, convoca e propõe orientações para a Evangelização da Juventude, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns (CNBB, Doc. 85, n.193) à luz do documento 85 “Evangelização da Juventude”, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Documento de Aparecida.

O assessor diocesano do Setor Juventude é o Pe. Alex Sérgio da Silva, e o coordenador diocesano do Setor Juventude, Wellington Ferreira.

Fotos: Setor Juventude

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco