Conselho de Presbíteros: reunião aprofunda estatuto e prepara transição dos membros

O Conselho Diocesano de Presbíteros se reuniu na manhã de quinta-feira (09/12) com o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, para realizar uma avaliação do ano e projetar iniciativas para 2022. Essa foi a última reunião do ano e também teve caráter transitório, uma vez que os atuais membros do conselho encerram o mandato de três anos (2019-2021). Uma nova equipe de sacerdotes do Conselho de Presbíteros será nomeada em breve pelo bispo diocesano para o início dos trabalhos no próximo ano.

Entre os novos membros do Conselho de Presbíteros, alguns eleitos pelo Clero, por exemplo, os dez coordenadores de regiões pastorais, além de padres, por ofício que exercem na diocese, participam deste conselho.

“A reunião teve caráter transitório de agradecimento aos membros que estão concluindo a sua participação neste organismo de sinodalidade, que é o Conselho de Presbíteros, e de acolhimento aos que estão chegando para participação neste conselho”, afirma o vigário geral da Diocese de Santo André, Pe. Joel Nery.

O  encontro presencial aconteceu no salão paroquial do Santuário Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Paulicéia, na Região São Bernardo – Rudge Ramos, respeitando todos os protocolos de saúde como o distanciamento, uso de máscaras e utilização de álcool gel.

Funcionamento e atribuições do Conselho
Em relação ao conteúdo da reunião, avaliação e orientações sobre o significado da existência e de como o Conselho de Presbíteros funciona na Igreja Particular de Santo André, através do estudo das atribuições e do estatuto do Conselho de Presbíteros, que está contido no material diocesano que reúne os documentos da vida presbiteral.

Pe. Joel ainda destaca que o encontro abordou assuntos próprios do conselho, que tem como grande objetivo auxiliar o bispo com reflexões em determinados temas específicos que o bispo ou o clero propõem para serem refletidos relativos à vida do presbítero e à vida diocesana.

“Esse conselho reunido teve momentos de reflexão trazidos pelo bispo, que o Conselho de Presbíteros tem como responsabilidade, partilhar, com cada conselheiro apresentando opiniões e o bispo, por sua vez, ouvindo o conselho, que tem o caráter consultivo”, explica o vigário geral, ao destacar que o bispo, em alguns assuntos específicos do governo da diocese, escuta o parecer do Conselho de Presbíteros para suas tomadas de decisões e encaminhamentos de situações na vida diocesana.

Conselho de Presbíteros: compromisso com a caridade é missão para superar a pandemia

Conselho de Presbíteros: sinodalidade e os desafios da nova evangelização