Como fruto do Ano Vocacional Diocesano (2019-2021), a Assembleia Vocacional Diocesana do SAV/PV (Serviço de Animação Vocacional/ Pastoral Vocacional), que acontecerá no dia 12 de março de 2022 (local e horário serão informados em breve, nas mídias diocesanas), quer estabelecer um marco da cultura do despertar e do incentivo de todas as vocações na Diocese de Santo André, bem como a perspectiva de reunir dentro de um SAV (Serviço de Animação Vocacional), membros das 106 paróquias das dez regiões pastorais e criar os serviços de animação vocacional nas paróquias e nas comunidades.
“Essa é a intenção própria da assembleia: estabelecer um marco de cultura vocacional em nossa diocese, ou seja, um momento em que nossa diocese começa a se preocupar com o tema vocacional, como já tem feito há muitos anos, não simplesmente como um tema acessório, ou como mais um tema a ser celebrado, mas compreendendo juntos, inclusive, por exemplo, com as primeiras respostas da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, de que nós precisamos trabalhar, sobretudo, com a juventude uma consciência renovada, de pertença e modos novos de anunciar o evangelho. Essa é propriamente a dinâmica de uma cultura vocacional: fazer com que todas as pessoas se sintam sempre chamadas”, avalia o assessor seminarista do SAV, Cauê Ribeiro Fogaça.
*
Processo de escuta e diálogo
O 8º Plano Diocesano de Pastoral é uma inspiração para que o clero, religiosos e os leigos de pastorais, movimentos e associações promovam a cultura do encontro e do diálogo, como a Igreja tem vivenciado com os processos de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe e o Sínodo dos Bispos. “Fazendo com que todas as pessoas se sintam chamadas, elas assumem também a responsabilidade deste chamado. Portanto, o tema vocacional é um dos primeiros que aparecem e ele conduz também, o tema da missão e da acolhida, do discipulado missionário de Jesus Cristo. Tudo isso é importante e são consequências que se apoiam nessa dimensão de vocação”, destaca Cauê.
Segundo o assessor do SAV, vocações de todos os tipos são necessárias para que a Igreja possa ser acolhedora e missionária, conforme os itinerários do 8º Plano. Em 2023, o Ano Vocacional será realizado em sua terceira edição no Brasil com o tema: “Vocação: Graça e Missão”.
*
Prioridades nas comunidades
De acordo com Cauê, o tema vocacional também deve ser tratado como uma das principais prioridades nas comunidades. “Nossa diocese já experimenta um momento de que precisamos de um número maior de presbíteros, mas existem muitas comunidades que precisam de catequistas, agentes de diversas pastorais e ministérios. A ideia é de que a gente traga à tona, o aspecto vocacional como um tema importante para todas as comunidades”, descreve o seminarista, ao falar que as reuniões preparatórias ajudaram na conscientização dessa temática. “Eles (participantes das reuniões) vão funcionar como multiplicadores nas comunidades, em vista da Assembleia Vocacional que vai acontecer no ano que vem como algo mais abrangente”, frisa.
*
Reuniões preparatórias
Durante o mês de novembro, o SAV (Serviço de Animação Vocacional) da Diocese de Santo André promoveu uma série de cinco reuniões com membros das paróquias das dez regiões pastorais, em cidades do Grande ABC, visando a preparação para a assembleia. Os encontros contaram com as participações do assessor diocesano da Pastoral Vocacional, Pe. Everton Gonçalves da Costa, e do casal coordenador diocesano do SAV (Serviço de Animação Vocacional), Claudinei Ribeiro Pinto e Gisleine Laureano, e do assessor seminarista Cauê Ribeirão Fogaça.
As reuniões aconteceram no dia 3 com integrantes das regiões pastorais Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, na Paróquia Imaculada Conceição, a Igreja Matriz de Mauá; no dia 8, com membros das paróquias das regiões pastorais São Bernardo – Centro, Anchieta e Rudge Ramos, na Basílica Menor Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem; no dia 22, nas paróquias das regiões Santo André – Centro, Leste e Utinga, no auditório da Cúria Diocesana; no dia 27, foi a vez da Região São Caetano, na Paróquia Nossa Senhora da Candelária; e no dia 29, finalizando na Região Diadema, na Paróquia Bom Jesus de Piraporinha.
*
Objetivos
Os encontros reuniram representantes das paróquias para a criação de uma conexão entre eles, a fim de que as informações sejam compartilhadas nos regionais. Os membros de cada paróquia saíram com a missão de fazer um levantamento a respeito do tema vocacional. “Quais grupos existem, se rezam pelas vocações, se existem grupos com espiritualidades próprias, como anda o tema vocacional. Os participantes responderão um formulário com o máximo de informações para que façam um levantamento em preparação à Assembleia Vocacional”, revela Cauê.
Formação e calendário para 2022
As reuniões preparatórias apresentaram três pontos principais: formação sobre o que é o SAV; qual a proposta da assembleia; e a apresentação do calendário previsto para o próximo ano.
A formação apresentou aos representantes das paróquias como atua o Serviço de Animação Paroquial, promovendo a conscientização e a importância deste tipo de serviço em prol de cada paróquia, uma vez que o SAV não tem como finalidade única animar vocações para o ministério ordenado e para a vida religiosa, mas, inclusive, vocações para a vida matrimonial e para vida pastoral nas comunidades. O SAV deve ser um grupo numa paróquia que não deixa o tema das vocações sumir do horizonte e com isso ajudar nas orações e no despertar de novas vocações, bem como dinamizar o discernimento vocacional de todas as pessoas.
Entre as atividades propostas pelo SAV para o ano de 2022, além da Assembleia Diocesana (março), estão a volta do Festival Vocacional (segundo semestre); a programação especial do Mês Vocacional (agosto); os encontros com jovens, que se chamarão “Alegrai-Vos”, nos moldes do antigo Desperta Vocacional, e a Hora Santa, previstos para acontecer nas regiões pastorais.
Leia mais:
Ano Vocacional: legado e balanço completo da ação na Diocese de Santo André
Retiro aprofunda espiritualidade dos vocacionados e apresenta nova coordenação diocesana do SAV