Diocese de Santo André

Inspirado pelo padroeiro, Padre Jadeílson da Silva toma posse na Paróquia “Santo Antônio do Arraial”

“Estou à disposição de todos para que a gente possa trabalhar com muito amor, com muito carinho e principalmente na devoção a Santo Antônio, o homem da palavra, que nos lembra sempre do amor de Cristo em nossas vidas. Para viver esse Cristo, vamos ter esse homem como exemplo e a gente poder se aproximar do altar do Senhor com mais fervor.”

Inspirado pelo padroeiro paroquial e dos pobres, o assessor diocesano da Pastoral dos Coroinhas e Cerimoniários da Diocese de Santo André, Pe. Jadeílson José da Silva, 43 anos, assumiu na tarde de sábado (15/01), como o novo administrador paroquial da Paróquia Santo Antônio, na posse canônica realizada durante a celebração eucarística presidida pelo coordenador regional Pe. Eduardo Antonio Calandro, no Jardim Santo Antônio, na Região Pastoral Santo André – Utinga. A celebração reuniu aproximadamente 150 pessoas.
Durante a apresentação à comunidade popularmente conhecida como Santo Antônio do Arraial, o sacerdote disse que a sua grande missão é ser “um padre de todos e para todos”. Ele agradeceu a acolhida e a oportunidade de pastorear o povo da terceira paróquia desde a sua ordenação presbiteral ocorrida em 2012. “Estou a serviço desta Igreja (particular de Santo André) e de todo o povo de Deus para que a gente possa caminhar juntos. Sou padre de todos os grupos, não de grupos específicos, porque sou padre da Igreja, onde a gente vive todas as realidades. Que Deus nos abençoe pela proteção de Santo Antônio”, destaca Pe. Jadeílson.

 

Atitudes e dons em prol do Reino de Deus

Meditando sobre o Evangelho (Jo 2, 1-11), que nos convida a atitude de fazer acontecer “alguém que percebeu que o vinho estava acabando, a mãe que chega lá pertinho e fala “nós estamos numa situação difícil”, aqueles que estão servindo tomam atitude de escuta, de ir em busca da água que depois se torna vinho, a atitude de ir servir, a atitude “Façam tudo que Ele disser”, atitude de se colocar a serviço, o amor, os nossos dons e carismas em prol do próximo”, Pe. Eduardo deu as boas-vindas ao colega sacerdote. “Desejamos que aqui você percorra um caminho muito feliz do seu ministério. É a terceira paróquia que o senhor assume. Então, que seja um momento muito propício e que essas atitudes que a liturgia de hoje nos fala deste amor de Deus, que se revela, possa ser força na sua vida. Que tenha um ministério frutuoso aqui”, salienta o presbítero, que agradeceu toda a comunidade pelo trabalho em conjunto ao longo dos últimos dois anos e meio.

“Me sinto honrado em celebrar a eucaristia nesta paróquia, a qual tenho muito estima e afeto. Que nós possamos na comunidade Santo Antônio acolher bem e amar muito. Que Deus ajude a cada um amar o padre Jadeílson, que chega com o coração aberto para fazer um trabalho”, projeta.

Na última sexta-feira (14/01), Pe. Eduardo Calandro assumiu como o novo pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a “Aparecidinha”, no Parque Novo Oratório, na Região Santo André – Utinga.

 

Disponibilidade e um sinal de Deus para as pessoas

Paroquianos, amigos e fiéis de outras paróquias prestigiaram a posse do Pe. Jadeílson e trouxeram uma palavra de acolhimento ao novo administrador paroquial e de agradecimento ao Pe. Eduardo.

“Espero que seja maravilhoso. Vai fazer um excelente trabalho junto à comunidade, assim como o Pe. Eduardo e outros padres realizaram por aqui. Somos uma comunidade muito participativa”, afirma o casal Maria José Cunha Araújo Melo, 64 anos, e Pedro Gonçalves de Melo, 66 anos, aniversariante do dia, que trabalha nos serviços gerais da igreja.

“Muitos bons padres passaram por aqui. Continuaremos tendo padres bons que se unem ao povo para trabalhar pelo Reino de Deus”, indica o aposentado metalúrgico Erli Alves de Sá, 68 anos, que atua na paróquia desde a sua fundação, em 1959.

O analista de testes, Gabriel Garcia de Paula, 25 anos, conheceu o presbítero quando ele ainda era diácono transitório na Paróquia São Judas Tadeu, no Bairro Campestre (Região Santo André – Centro), em 2012. “Creio que a maior virtude do Pe. Jadeílson é a sua disponibilidade, de ser um testemunho como padre, um sinal visível de Deus para as pessoas. Como padre, ele faz isso com muita excelência”, destaca.

Da Paróquia São José, no Bairro Baeta Neves (Região São Bernardo – Centro), onde Pe. Jadeílson atuou entre 2013 e 2016, a comerciante Nayde Rosa Spinardi, 62 anos, veio acompanhada da caravana de paroquianos que trouxe um abraço ao sacerdote. “Estamos aqui porque ele deixou saudades, muitos amigos, e onde ele estiver, estaremos acompanhando. Um ótimo padre, alegre e atencioso. Temos a certeza que onde ele estiver será bem acolhido”, acredita.

 

Rito de posse

A leitura da nomeação de posse do novo administrador paroquial foi realizada no início da missa. No encerramento da celebração, Pe. Jadeílson assinou a ata, que também foi assinada pelo Pe. Eduardo Calandro e demais testemunhas. Representantes das 19 pastorais, movimentos e associações, bem como os paroquianos, acolheram o novo administrador, que tomou posse oficialmente neste 15 de janeiro de 2022.

 

Sobre o novo administrador paroquial

Padre Jadeílson José da Silva nasceu no dia 19 de novembro de 1978, em Junqueiro, no estado de Alagoas. Entrou no seminário no dia 3 de fevereiro de 2003. Foi ordenado diácono transitório no dia 23 de junho de 2012, pelo bispo Dom Nelson Westrupp (atualmente emérito), na Igreja Matriz de Santo André; e presbítero no dia 8 de dezembro de 2012, também pela imposição das mãos de Dom Nelson, na Paróquia Sagrada Família, a Igreja Matriz de São Caetano do Sul.

Em sua caminhada sacerdotal, atuou como vigário paroquial e administrador paroquial nas paróquias São José, no Bairro Baeta Neves (Região São Bernardo – Centro), e desde setembro de 2016 como pároco da Cristo Operário, na Vila Linda (Região Santo André – Leste). No dia 15 de janeiro de 2022 assumiu como administrador paroquial da Paróquia Santo Antônio, no Jardim Santo Antônio (Região Santo André – Utinga).

Na Diocese de Santo André, Pe. Jadeílson foi assessor diocesano da Campanha da Fraternidade e atualmente é assessor diocesano da Pastoral dos Coroinhas e Cerimoniários.

 

Sobre a paróquia

Fundada no dia 17 de abril de 1959, a Paróquia Santo Antônio está situada na Praça Santo Antonio, s/nº – Jardim Santo Antônio, em Santo André. Conta com 19 pastorais, movimentos e associações ativas na comunidade de fé prestes a completar 63 anos de história.

Aos finais de semana, as missas são realizadas aos sábados, às 16h, e aos domingos, às 7h30, 10h e 18h30. Mais informações sobre como participar das celebrações e das atividades da paróquia, entre em contato com a secretaria paroquial: 4996-4883.

 

Crédito das fotos: Ascom (Assessoria de Comunicação – Diocese de Santo André)

Compartilhe:

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”

O trabalho invisível que revela o rosto de Cristo no irmão: a missão da Pastoral do Povo de Rua

Fiéis lotam Matriz Rosa para celebrar o padroeiro diocesano

Assembleia Diocesana de Catequese traça diretrizes o ano de 2025

Ordenação Diaconal: Seis Novos Servos para a Igreja

Catedral Diocesana acolhe Missa de Envio dos Dirigentes do Encontro de Casais com Cristo

Jornada Diocesana da Juventude convida os jovens a propagar o Reino de Deus

Missa pelo Dia Nacional da Consciência Negra acontece na Paróquia São Benedito