Diocese de Santo André

ASSUNÇÃO DE MARIA

Mensagem do Bispo Diocesano no folheto ABC Litúrgico de 21/08/2022

Celebramos neste dia a Assunção de Maria ao céu. Isto quer dizer que ela foi elevada por Deus e está plenamente ressuscitada e glorificada em Deus para sempre. Na sua morte, ela se assemelha a seu Senhor, Jesus, que, pela sua ressurreição, está vivo e glorioso à direita do Pai. Maria é a primeira na fé, a que esteve mais perto de Jesus como discípula, colaborando com os planos de
Deus. No seu silêncio e oração, ela foi toda de Deus voltada para os irmãos na caridade. Junto à Cruz, ela participou dos sofrimentos de seu filho. Por isso ela é também a primeira a ser glorificada.

Cumpre-se em Maria o que disse Jesus: quem se humilha será exaltado; e ainda o que diz São Paulo em uma de suas cartas: quem com Cristo sofre com ele será glorificado. Maria, a mãe de Jesus, é para cada um de nós a imagem da nossa realização em Deus na eternidade feliz com Ele. A todos os sofredores da terra, a todos os que esperam nas promessas de Deus, a assunção de Maria dá força e esperança. Chegaremos um dia onde ela já chegou: a plena redenção! A assunção de Maria, glorificada por Deus, é ainda para nós um chamado contínuo a não desanimar, pelo contrário, a perseverar nos caminhos do Evangelho do Reino de Deus.

Nossa Senhora da Assunção nos mostra também o quanto é valiosa aos olhos de Deus, a mulher, a qual, junto com o homem foi criada como “imagem e semelhança de Deus” (Gn 1, 26). Diante de Deus a mulher tem a mesma dignidade e valor do homem. Isto é um chamado a valorizarmos as mulheres na vida familiar e social, dando a elas a atenção e o espaço que merecem. Nossa Senhora da Assunção é venerada com outros títulos como: da Glória, das Vitórias etc. Recorramos a Maria e rezemos o Rosário como ela pediu aos pastorinhos em Fátima. Peçamos que ela interceda por nós para que respeitemos a dignidade de nossos corpos que um dia ressuscitarão pelo poder de Deus.

Abençoo de coração a todos os que estão lendo esta mensagem. Perseverem com coragem!
+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo Diocesano

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO