Diocese de Santo André

Catedral Diocesana celebrou 64 anos de dedicação

Celebrando os seus 64 anos de dedicação, a Catedral Nossa Senhora do Carmo, igreja de pedras vivas e acolhedora assumiu seu compromisso de fidelidade ao projeto salvífico do Criador, em santa missa na segunda-feira, 22 de agosto, presidida por nosso bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.

Com a presença do pároco e vigário geral Padre Joel Nery e seu vigário Padre Flávio José, o momento celebrativo também renovou os ministérios extraordinários dos que servem a catedral diocesana.

História da Dedicação da Catedral

A Catedral Nossa Senhora do Carmo foi solenemente dedicada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Barros Cardeal Câmara, no dia 22 de agosto de 1958, quatro anos após a instalação da Diocese de Santo André, como lugar sagrado para o culto divino e celebração dos sacramentos na Diocese. No altar, como pede o rito, foram depositadas relíquias de São Sebastião e Santa Maria Goretti. Por isso, a Diocese de Santo André comemora no dia 22 de agosto o aniversário da dedicação de sua Igreja Mãe, não obstante a Catedral ter como padroeira Nossa Senhora do Carmo, e neste dia o calendário litúrgico da Igreja dedicá-lo à memória de Nossa Senhora Rainha.

Dom Pedro refletiu em sua homilia catequética  sobre o significado da dedicação de uma igreja: “O dia de hoje significa lembrar a dedicação de uma igreja, estamos celebrando a santa missa que é o principal, nosso encontro com Jesus na palavra e da Eucaristia. Bendizemos a Deus pelo aniversário de dedicação desta igreja, pelo aniversário de dedicação desta igreja catedral diocesana, uma morada de Deus e os Cristão. Esse costume da dedicação de uma igreja, através do rito próprio, das orações que são feitas nessa ocasião, e a dedicação de uma igreja catedral, era uma dedicação soleníssima, porque quando uma diocese ia dedicar a sua igreja principal da Igreja de Pedra principal que era o local do bispo por isso que chama catedral, onde ele tem a sua cátedra, a cadeira que simboliza o seu magistério, então vinham os fiéis, mas vinham também bispos de outras diocese, pois era uma grande festa.” O bispo relembrou que a igreja pede que deve-se recordar sempre sobre a dedicação, não pelo fato histórico, mas pelo templo de Deus, onde Deus se manifesta, relembrou a fala de Jesus: “Destruam esse templo, e eu o reconstruirei em três dias”.

“Cristo habita no seu povo, os batizados formam a comunidade de fé, a Igreja Viva, esta é a igreja com “i” maiúsculo, a igreja de gente. A igreja de pedra é o local onde é a morada de Deus, simbolizado no templo pelo altar, que nos beijamos no início da missa, onde se consagra a eucaristia, mas você também é templo de Deus. Deus mora no coração e na vida de cada um de cada cristão,  como diz a segunda leitura, cada batizado  é templo de Deus”, enfatiza Dom Pedro

Direcionando-se aos que renovariam o serviço ao altar, o bispo diocesano incentivou aos leigos, pedindo as bênçãos de Deus pelo sim e a generosidade ao assumir esse serviço na paróquia, tanto no altar quanto nos demais ministérios, lembrando que é pelo amor ao cristo que deve-se servir.

Seguindo a celebração, Dom Pedro  renovou o ministério extraordinário da distribuição da Eucaristia ,do culto da Palavra e das Exéquias para os ministros da catedral.
Quer ver como foi a celebração? Clique aqui

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?