Diocese de Santo André

Recolhimento e renovação: Diáconos Permanentes se reúnem em Santos

Nos dias 27, 28 e 29 de outubro, aconteceu o Retiro Anual dos Diáconos Permanentes de nossa diocese, realizado no Centro de Formação para o Apostolado de Santos (CEFAS), na cidade de Santos / SP. O retiro tem como objetivo principal oferecer aos diáconos permanentes um tempo de recolhimento e renovação espiritual, permitindo-lhes aprofundar sua relação com o Senhor e fortalecer seu compromisso com o serviço junto às nossas paróquias e comunidades. Para o retiro deste ano, quem conduziu durante estes 03 dias foi o Pe. Adriano Pereira da Silva (Paróquia São Pedro Apóstolo – Região São Bernardo – Rudge Ramos), na noite da sexta-feira, fomos convidados a refletir sobre a vocação diaconal, a iniciar a meditação da Palavra de Deus, através da Parábola do Filho Pródigo (Lc 15,11-32), onde cada diácono foi convidado a voltar ao Pai, descobrir o Seu amor e generoso, e olhar para a existência humana fragilizada e encontrada por Ele. Na primeira colocação da manhã do sábado, através da Parábola da Samaritana (Jo 4,4-42), fomos inseridos a vivenciar o encontro de Jesus com a samaritana. Onde Jesus rompe com as fronteiras sejam elas culturais, religiosas e pessoais. E como hábil pescador, Jesus joga suas redes e lança seus anzóis para tirar a mulher, com quem dialoga, das águas enganosas da trivialidade e do desejo de autojustificação que a afogam, assim também é o diácono; que em casos através de uma acídia, vive uma apatia seja no ministério diaconal, seja pessoal, familiar ou até mesmo profissional, e desse modo Jesus quer retirar o seu escolhido de tal situação.

Além das colocações, atividades de formação e espiritualidade, o retiro também proporciona momentos de convivência e fraternidade entre os diáconos. A troca de experiências e o compartilhamento de desafios e conquistas são aspectos importantes para fortalecer os laços de comunhão entre eles. As refeições compartilhadas, os momentos de lazer e as celebrações litúrgicas e o momento de Adoração ao Santíssimo, ajudam a criar um ambiente de convivência fraterna e de apoio mútuo.

A última colocação deste domingo, meditamos sobre as Bem-Aventuranças (Mt 5,3,12) e também o livro do Profeta Ezequiel (37,1-14). Seja nas bem-aventuranças; onde somos chamados a imitação de Cristo, não para si e sim para o povo de Deus. Buscando a verdadeira fonte, onde podemos beber da mansidão do Cristo através de Sua pureza de Seu Coração. Como também; Ezequiel foi chamado para profetizar, o diácono permanente, é chamado para ser profeta, anunciando a vida, esperança e o amor de Deus. E como profetas podemos responder: “Somente Tu o sabes Senhor Deus”! (37,3). E Deus confirma que sim, através de uma Cruz e um tumulo vazio: “Sim…a vida é possível onde reina a morte”! O retiro encerrou com a Santa Missa presidida pelo Pe. Adriano.

Texto colaborativo: Diácono Junior Viana Salustiano

Compartilhe:

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco

Domingo da Ressurreição: representantes das 106 paróquias recebem os Santos Óleos durante Missa presidida por Dom Pedro na Catedral

Vigília Pascal reúne fiéis na Catedral e anuncia a vitória da vida sobre a morte

A Cruz, sinal do amor que salva: fiéis vivem a Sexta-feira Santa em profunda oração