Diocese de Santo André

Diocese de Santo André realiza a 12ª Jornada Nacional da IAM em unidade com grupos de todo o Brasil

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) organizou na Diocese de Santo André, em comunhão com os grupos de todo o Brasil, a 12ª Jornada Nacional da IAM. O encontro aconteceu no dia 26 de maio e convidou as crianças e adolescentes a refletirem sobre o tema “IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo” e o lema “Ide, convidai a todos para o banquete” (Mc 22, 9). Este tema está em comunhão com o 6º Congresso Missionário Americano (CAM6), que acontecerá em Porto Rico em novembro deste ano. O lema foi escolhido pelo Papa Francisco como inspiração para o Dia Mundial das Missões em 2024.

O local escolhido para vivenciar este momento foi a Paróquia Maria Mãe de Deus e dos Órfãos, na Vila Rica, em Santo André, onde há 25 anos a IAM vem atuando. O encontro iniciou com as crianças, adolescentes e familiares rezando o Santo Terço, conduzido pelo assessor eclesiástico do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), Padre Jorge Bonfim.

Após o terço, todos se prepararam para celebrar a Santa Missa. A cerimônia foi marcada por momentos de profunda emoção, principalmente durante a consagração, que representou publicamente e solenemente a decisão das crianças e adolescentes de serem missionárias. Durante a celebração, as crianças receberam o lenço, símbolo da IAM que identifica cada integrante, e ofertaram o Cofrinho Missionário, gesto que marcou a solidariedade com as crianças mais carentes do mundo.

A coordenadora diocesana da IAM, Danielly Carvalho, expressou sua alegria ao observar o crescimento da IAM na Diocese de Santo André. Ela afirmou que ver novas crianças e adolescentes se consagrando fortalece e renova o compromisso de anunciar Jesus a todos. 

Danielly incentivou os presentes a fortalecer sua presença missionária, buscando mais informações no Centro de Pastoral, pois em breve serão abertas inscrições para formações e implantações de novos grupos. 

Cores e Símbolos da IAM

A Infância e Adolescência Missionária utiliza um lenço com cinco cores, cada uma representando um continente e sua respectiva missão evangelizadora:

  • Verde: Representa a África, com suas florestas e a esperança do crescimento da Fé cristã.
  • Vermelho: Representa as Américas, lembrando a cor da pele dos povos indígenas e o sangue dos mártires.
  • Branco: Representa a Europa, terra da raça branca e do Papa, o grande missionário da paz.
  • Azul: Representa a Oceania, continente das ilhas e da ecologia.
  • Amarelo: Representa a Ásia, berço de antigas civilizações e menor porcentagem de cristãos.

Personagens da IAM

Durante a jornada, os personagens da IAM, que personificam a missão e os valores da organização, foram lembrados:

  • Kamba: Representa a África. Ele é descrito como tendo pele negra, olhos castanhos e cabelo castanho escuro cacheado, geralmente vestindo peças de roupa, sandálias e acessórios verdes.
  • Irenia: Representa a Europa. Ela é loira, de pele clara, olhos azuis, e geralmente vestida com roupas e acessórios brancos com uma faixa rosa e sapatilhas.
  • Takara: Representa a Ásia. Com cabelos pretos, pele clara e olhos pretos com traços orientais, ela usa um kimono amarelo com uma faixa vermelha e chinelo gueta.
  • Avaré: Representa a América. De cabelo preto, pele morena e olhos pretos, ele usa roupas vermelhas e um cocar simples com penas vermelhas.
  • Fiji: Representa a Oceania. Com cabelos castanhos, pele morena e olhos castanhos, ele é geralmente representado com roupas azul claro e acessórios amarelos, incluindo um colar de flores.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 12/03/2025

SAV Diocesano participa da Assembleia do Regional Sul 1

Missa de envio dos agentes do Serviço da Escuta Cristã reforça: “A escuta cristã salva vidas”

QUARESMA: ATREVESSAR O DESERTO

“Façamos este caminho juntos na esperança de uma promessa”: Dom Pedro motiva fiéis na Quarta-feira de Cinzas

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/03/2025

Vicariato da Caridade Social define metas para 2025 e anuncia retiro diocesano

Dom Pedro Cipollini integra grupo que elabora guia de trabalho rumo às próximas Diretrizes da Igreja

Formação nas foranias destaca cuidado com a criação para a Campanha Fraternidade

Fé e Fraternidade em Quadra: 1º Campeonato InterParoquial une a juventude da Diocese de Santo André