Diocese de Santo André

Pastoral da Pessoa Idosa comemora duas décadas de cuidado e esperança

A missa em comemoração aos 20 anos da Pastoral da Pessoa Idosa no Brasil e aos 18 anos de atuação na Diocese de Santo André aconteceu na tarde do dia 1º de novembro, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, sendo presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini. Em sua homilia, Dom Pedro destacou a importância do cuidado e valorização dos idosos, reafirmando o compromisso da Igreja em promover dignidade e acolhimento para essa fase da vida. Ele enfatizou que a missão dos membros da pastoral é a de levar esperança, lembrando que a presença dos líderes voluntários é uma verdadeira extensão do amor de Cristo aos mais vulneráveis.

Dom Pedro também aproveitou a celebração para destacar a contribuição de pessoas importantes da Pastoral da Pessoa Idosa, como a Dra. Zilda Arns, fundadora da pastoral, e também agradeceu a Rosinha, uma das pioneiras na diocese. Ele reforçou que o cuidado com os idosos não deve ser visto apenas como um trabalho social, mas sim como um testemunho vivo da fé e do amor ao próximo:

“Jesus caminha conosco. Ele poderia fazer tudo sozinho, mas escolhe nos envolver. Nossa missão, como Igreja, é acolher e cuidar. A vida dos idosos é um grande dom, e a nossa missão é fazer com que cada um se sinta valorizado, amado e parte importante da comunidade. Esse é o verdadeiro sentido do Evangelho e da presença de Deus em nosso meio”.

Padre Paulo Afonso, assessor eclesiástico da pastoral, e o coordenador diocesano, João Batista de Oliveira, presentes na celebração, reafirmaram os números atuais da pastoral: 26 paróquias ativas, 236 líderes voluntários e mais de 1.500 idosos acompanhados. O coordenador João destacou que a principal missão da Pastoral da Pessoa Idosa é realizar visitas domiciliares, especialmente aos idosos mais frágeis e abandonados, promovendo vida, dignidade e esperança para todos.

A celebração incluiu um momento especial de ação de graças pelos 20 anos da Pastoral da Pessoa Idosa no Brasil e pelos frutos gerados ao longo desses 18 anos na diocese. Dom Pedro ressaltou a perseverança dos líderes voluntários, que com dedicação e amor, levam não só assistência material, mas também espiritual para aqueles que mais precisam:

“Nosso trabalho é um trabalho de fé, de semear a esperança, de trazer o consolo de Deus para aqueles que vivem as fragilidades da idade avançada. Que possamos continuar essa missão com coragem e confiança na presença de Cristo”.

A missa foi encerrada com uma bênção especial para todos os líderes da Pastoral da Pessoa Idosa, reconhecendo o empenho e a dedicação de cada um na construção de uma sociedade mais justa e acolhedora. Dom Pedro concluiu desejando que o Espírito Santo continue guiando os trabalhos da pastoral e renovando o compromisso de toda a comunidade diocesana com os idosos.

Compartilhe:

Dom Pedro sobre o Dia dos Fiéis Defuntos: “A morte não tem última palavra”

Pastoral da Pessoa Idosa comemora duas décadas de cuidado e esperança

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024

Missões Diocesanas reforçam o compromisso de ser uma Igreja em saída: “A missão é nossa resposta ao amor de Deus”

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida fortalece a missão de serviço e espiritualidade

23º Encontro Diocesano de Formação com Catequistas do Batismo reflete a Iniciação da Vida Cristã e o Caminho do Espírito

Documento final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo é publicado

“Amou-nos”, a Encíclica do Papa sobre o Sagrado Coração de Jesus

Aparecida Severo, leiga consagrada da diocese, está em missão em Tefé: “Dar da minha pobreza sem limites de espaço e de tempo”