Diocese de Santo André

Um dia para partilhar Amor: Diocese de Santo André celebra o Dia Mundial dos Pobres

O domingo de 17 de novembro amanheceu com um calor especial de solidariedade, quando todas as cidades do Grande ABC se uniram para viver intensamente o 8º Dia Mundial dos Pobres, com o tema: “Ouve o meu clamor” e o lema “A oração do pobre eleva-se até Deus” (cf. Sir 21, 5). Essa jornada está em sintonia com o ano dedicado à oração, preparando-nos para o Jubileu Ordinário de 2025. A oitava edição da Jornada teve início no último dia 10 e culminou neste domingo, com ações de acolhida e serviço aos mais vulneráveis.

Desde cedo, voluntários estavam a postos, acolhendo com carinho os mais necessitados. A jornada foi marcada pelo amor ao próximo, pela presença de leigos, religiosos, diáconos e pelo olhar pastoral do bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini. Dom Pedro visitou logo pela manhã a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo do Campo, onde acompanhou o trabalho dos voluntários, conheceu histórias e ouviu os atendidos. Em seguida, presidiu a Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Santo André, onde compartilhou em sua homilia a essência do Dia Mundial dos Pobres:

“Hoje, somos convidados a partilhar um pouco do nosso tempo, da nossa vida. Estamos aqui semeando e sinalizando o amor de Cristo. Como dizia Santa Teresa de Calcutá, o oceano ficaria menor sem essa gota d’água que estamos oferecendo. Cada gesto, cada serviço prestado é um testemunho vivo do amor de Deus por nós e por nossos irmãos.”

O dia foi repleto de atividades nas sete cidades da diocese, com serviços como atendimento médico, cortes de cabelo, distribuição de roupas e brinquedos, além de refeições e orientações jurídicas. A presença de diversos agentes da Igreja Particular de Santo André e o trabalho contínuo do Vicariato Episcopal para Caridade Social demonstram que a diocese vai muito além deste domingo: a assistência aos pobres é parte viva de sua missão ao longo de todo o ano, com ações concretas e permanentes.

O vigário episcopal para a Caridade Social, Padre Ryan Holke, também destacou o significado do dia:

“Foi um grande movimento de unidade na caridade. Todos os agentes pastorais, nossos voluntários, diáconos, padres, leigos, cada um desempenhou seu papel com amor e cuidado. Este não é um dia para comemorar a pobreza, mas para refletir e agir com o coração cheio de amor. Hoje, nossa diocese viveu a fidelidade ao chamado de Deus, reconhecendo o Cristo em cada um dos nossos irmãos que sofrem e estendendo a mão para acolher com ternura.”

Dom Pedro, em agradecimento ao final do dia, fez questão de parabenizar todos os voluntários:

“Celebrar o Dia Mundial dos Pobres é lembrar que somos todos irmãos. Cada gesto de acolhimento, cada serviço prestado, cada sorriso compartilhado revela a essência do que é ser cristão. Agradeço imensamente a cada um que tornou esse dia possível. Vocês são a expressão viva do amor de Deus nesta diocese.”

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 21/12/2024

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos