Diocese de Santo André

Congresso Eucarístico contou com participação da Diocese de Santo André

Povo de Deus celebrou e vivenciou ativamente com alegria e devoção

O XVII Congresso Eucarístico Nacional – CEN2016 – terminou no domingo (21/8), em Belém, após seis dias de intensa programação que aconteceu em vários pontos da cidade, como a Basílica Santuário e a Sé Catedral, o Hangar – Centro de Eventos, o Portal da Amazônia, o Centro Histórico de Belém e o Estádio Olímpico – Mangueirão, além das paróquias de todas as regiões episcopais da arquidiocese.

O CEN 2016, iniciado em 15 de agosto, levou a Belém, que se tornou cidade Eucarística, católicos de todo o Brasil, reunidos como um só povo, que participaram em grande número; celebrando e vivenciando ativamente o período, com alegria e devoção.

Na homilia da Santa Missa na Praça Santuário, Dom Cláudio Hummes refletiu sobre a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, a importância de Maria no Mistério Eucarístico e como a Mãe do Senhor nos mostra a importância da mulher para a Igreja, para a família e para a sociedade.

Na Eucaristia, ensinou o religioso, encontramos Jesus Ressuscitado e devemos deixar que este encontro favoreça em nós a alma missionária. “Não deixemos que o fogo do Espírito Santo se apague em nós.”, pediu Dom Cláudio, exortando a necessidade de sermos missionários, que deve ser a primeira de todas as causas. Neste sentido, ser missionário, destacou o cardeal, é levar o Evangelho ao próximo, cuidar da natureza, viver o amor eucarístico, pois “(…) é nisso que seremos reconhecidos”.

Após a Missa, o Santíssimo Sacramento foi levado na “Procissão do Triunfo” até a Praça Frei Caetano Brandão, no Centro Histórico de Belém, em trajeto que percorreu o mesmo caminho feito na trasladação da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, na véspera de cada romaria do domingo do Círio. Por volta das 20 horas, a procissão chegou a Sé Catedral, quando Dom Alberto Taveira e Dom Cláudio Hummes deram a bênção final, com o Santíssimo Sacramento, encerrando oficialmente o XVII Congresso Eucarístico Nacional, homenageado por meio do show pirotécnico ao som do Coral e Orquestra dos Voluntários do CEN 2016.

Para Dom Sebastião, da Diocese de Coroatá no Maranhão, a participação ativa dos fiéis em todos os eventos e celebrações, foi de grande importância. “O povo participou muito bem da celebração penitencial, da vigília, do acolhimento, (…) vocês estão de parabéns”.

Diocese de Santo André

            A nossa diocese esteve representada no XVII Congresso Eucarístico Nacional com os seguintes agentes: Vera Lúcia de Castro Marson (ministra da Paróquia Santa Teresinha/ SBC); Benedito Roberto dos Santos (Ministro da Paróquia São José – Mauá); Glauber Machado (do COMIDI); Maria Ivanilde Gomes Sampaio (do Movimento da Cultura da Misericórdia); Iraci Dallosso Lorenzi (Equipe de Liturgia), Paulo Henrique Andrade Araújo (Religioso); Diácono Vicente do Nascimento Moreira; Padre José Ferreira; Padre Edmar Antônio de Jesus e Seminarista Hamilton Gomes do Nascimento.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?