Dia Nacional da Juventude atrai jovens de toda a Diocese para São Caetano

Orar, louvar e festejar. São verbos que foram adotados por mais de 600 jovens da Diocese de Santo André, de diferentes carismas, que se reuniram no Externato Santo Antônio, em São Caetano, para comemorar o Dia Nacional da Juventude (DNJ), organizado pelo Setor Juventude, em 28 de outubro. Não poderia ser diferente. Com adoração ao Santíssimo Sacramento, shows e a bênção do bispo Dom Pedro Carlos Cipollini fizeram com que eles quisessem adotar o Externato como seu lar.

Entre os shows musicais, destaca-se o cantor Diego Fernandes (confira abaixo o bate-papo com o artista católico), que levantou a juventude e fechou a noite. Vale ainda ressaltar as belas apresentações das bandas Rainha, da Paróquia Santíssima Virgem, e Querigma, da Santa Luzia – ambas de São Bernardo. “Para nós, foi uma experiência diferente. Representamos todos os jovens da Diocese que gostariam de estar aqui, que participaram, foi muito bom”, disse Elen Garcia Bussolan, da banda Querigma.

A noite ficará também marcada nos corações de muitos jovens. “Foi o melhor evento da minha vida. Nunca tinha ido a um evento do Setor Juventude, e amei muito. O show, as músicas, adoração… Foi tudo muito bom. Sou muito grato aos jovens da Paróquia Imaculada Conceição (Diadema), que me convidaram”, disse Kauany Meira, 17 anos.

Para Gabriele Santos, 15, eventos deste porte ajudam atrair os jovens para Deus. “Gostei muito deste entrosamento, de diversas paróquias, com uma música que atrai bastante gente”, explicou a jovem da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Santo André. “Gostei muito do evento, especialmente do último show, além da adoração”, emendou Lucas Kifelar, 19, da Paróquia Bom Pastor, de Santo André.

No fim do DNJ, Dom Pedro subiu ao palco e abençoou a juventude, com a intercessão de Nossa Senhora Aparecida. “Este evento é igual quando uma família tira uma foto, com todos reunidos. Os jovens estão por aí em todas as comunidades, mas é muito bonito vê-los reunidos, alegres, comemorando. Vale o momento de união, da confraternização que existe em uma família. Estão todos de parabéns”, disse o bispo que ainda tirou diversas fotos com os jovens, tanto dentro do Externato quanto fora dele.

Deus dá a oportunidade de reescrever a

história, destaca o cantor Diego Fernandes

“Não vou parar, não vou parar de cantar, vocês não vão parar, não vão parar de dançar”. Este é um dos trechos da música “Dança do Avivamento”, que Diego Fernandes insistiu em cantar no fim do DNJ, que levantou os jovens. Uma parte de música que não serve apenas para o show, mas também para a vida. “Passei por um monte de coisas, mas talvez, uma coisa que marca minha história é a oportunidade de poder reescrever a própria história”, disse ele.

Esta é uma parte da conversa que ele teve com o Setor Juventude pouco antes de começar o show e que o site da Diocese de Santo André reproduz abaixo. Foi uma entrevista rápida, mas edificante, em que o descontraído músico deixa uma bela mensagem para os jovens de todas as idades.

SETOR JUVENTUDE: Qual é sua expectativa para a pessoa que está lá fora (esperando pelo show)?

Diego Fernandes: Esta espera não é para ver um artista, mas para viver junto com alguém que faz arte para Deus, viver o momento de espiritualidade, de alegria, acho muito bacana de podermos nos reunir também. Percebi nos bastidores, vendo o pessoal que um é amigo do outro. Acredito que vamos fazer amizade entre si e, mais que isso, descobrir o grande amigo que é Jesus Cristo. O Evangelizashow é isso. É se aproximar de Deus, ser amigo Dele e fazer muitos amigos também. Show Cristão é top para você fazer muitos amigos, até diríamos, descobrir o amor da sua vida. Você acha que não é possível? Tenho três filhos e conheci minha mulher em um show.

SETOR JUVENTUDE: Já conhecia nossa Diocese?

DF: Eu já vim em Santo André, fiz em São Bernardo também, mas não conhecia São Caetano. Sinto-me muito honrado em estar em um evento oficial da Diocese. Agradeço ao José (Aparecido, seminarista e vice-assessor do Setor Juventude) que logo será padre, e a toda a galera que está organizando. Deus abençoe vocês.

SETOR JUVENTUDE: Qual sua experiência, do que você passou por sua vida? Qual é a sua motivação para evangelizar a Juventude?

DF: Eu passei por um “bucado” de coisas, mas talvez, que uma coisa que marca minha história é a oportunidade de reescrever a própria história. Estou na Igreja há muito tempo, fui seminarista – estudei seis anos – e tenho uma história de muitos caminhos e descaminhos, mas o mais interessante é a oportunidade de reescrever a história. Há dez anos lancei um disco chamado folha em branco. Hoje vivo muito isso. Deus dando uma nova chance de reescrever a história. Às vezes, o jovem dá cabeçada ali, tenta outra coisa, uma faculdade não dá certo, um relacionamento que não dá certo, e a pessoa desespera. Respira, seja mais calmo consigo mesmo, se culpe menos, entrega mais teu coração para Deus porque Deus tem muita oportunidade para você. Deus é muito mais possibilidade do que você acha condenação, sofrimento. Passe pela cruz e chegue à luz. É possibilidade de reescrever a própria história.

Confira as fotos: https://www.flickr.com/photos/139815508@N03/albums/72157672397963213