Diocese de Santo André

Com Fraternidade: fazer o caminho quaresmal

A humanidade é chamada à conversão em diversas perspectivas, pois as mudanças no caminho existencial são fundamentais para a consolidação da história humana. Nem sempre os caminhos escolhidos são bons e justos, nesse sentido existem duas possibilidades: ou o bom caminho não foi atrativo o suficiente ou ele não foi apresentado. Mas o que seria esse caminho?

A fé cristã vai assinalar o próprio Jesus Cristo como caminho, pois assim ele se declarou (cf. Jo 14, 6). Sendo o próprio Senhor a estrada que nos leva ao Pai, é preciso junto a Ele caminharmos. O tempo da quaresma é o momento, por excelência, para esse processo de converter-se ao caminho da vida.

Toda aquela e todo aquele que se coloca ao lado de Jesus Cristo, o Senhor dos passos, e ruma com ele pela história faz a experiência relatada pelo profeta Joel:

Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo (Joel 2, 12-13).

Deus chama a humanidade para se voltar a ele com todas as limitações e mazelas que carrega, mas de maneira autêntica, por isso é preciso rasgar o coração e não as vestes, pois as vestes são apenas aparências e o coração representa a essência, o profundo do ser.

Uma das maiores mazelas da humanidade é a incapacidade, por vezes, fruto da ganância exploratória, de “cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15). Por isso, a Igreja no Brasil convida os fiéis a rezarem durante a quaresma a partir do tema da Campanha da Fraternidade: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. Como profetas caminhantes no deserto da conversão deve-se ver a realidade dos biomas do Brasil e seus processos de degradação e destruição; julgar a partir da Palavra de Deus, do Magistério da Igreja e das ciências a importância de se preservar, cuidar e restaurar a bela criação divina; agir buscando no dia a dia ser testemunha e promotor de uma ecologia integral, como propõe o Santo Padre Francisco na encíclica Laudato Si´; por fim, celebrar dando sentido e mística ao ver, julgar e agir.

Com confiança na misericórdia de Deus, o caminho quaresmal renderá frutos pascais, de vida e vida em abundância, mas para isso é bom cantar com o salmista:

“Criai em mim um coração que seja puro,

dai-me de novo um espírito decidido.

Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,

nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!” (Sl 50 (51) 12-13)

Escrito por Jerry Adriano Villanova Chacon, filósofo e educador, membro da Pascom da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Santo André.

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral